Natividade recebe até este sábado, 26, a devolutiva da primeira etapa do projeto “Roteiro dos Afetos: Audiotour Patrimonial de Natividade”. A iniciativa, que propõe um tour guiado por áudios que contam histórias locais a partir da perspectiva dos próprios moradores, busca resgatar a memória coletiva e conectar a comunidade ao seu patrimônio cultural. O evento teve início na noite de sexta-feira, 25, e contou com a presença do superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, Antônio Miranda, que representou a Secretaria da Cultura (Secult).
A abertura ocorreu na Central de Atendimento ao Turista, em frente à feira coberta da cidade, e contou com a exibição da peça teatral “Brincar é pegar uma liberdade”, apresentada por alunos do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A peça narra histórias autobiográficas de “crianças pássaros”, que, em um esconderijo secreto, buscam a liberdade que a brincadeira proporciona. Além disso, os grupos de suça Tia Benvinda e Mãe Ana e os catireiros de Natividade se apresentaram para a população nativitana e entusiastas do projeto.
O superintendente Antônio Miranda destacou que a iniciativa vai além de uma experiência cultural, pois fortalece a identidade de Natividade e valoriza o patrimônio afetivo da cidade. “O Audiotour representa mais do que uma experiência cultural, ele fortalece a identidade de Natividade e valoriza o patrimônio afetivo de cada morador. Esse projeto mostra a importância de preservar a história por meio das vozes da comunidade e reafirma nosso compromisso de fomentar ações que conectem a população ao seu legado cultural”, completou.
Cejane Pacini, que está à frente da Superintendência do Iphan-TO, explicou que o órgão desenvolve várias ações com a Universidade – idealizadora do projeto – e que uma delas culminou no Roteiro dos Afetos. “O Audiotour é uma ação que vai possibilitar o conhecimento e o acesso à memória, às histórias da cidade, principalmente de pessoas ou histórias que, de certa forma, foram invisibilizadas”, acrescentou.
Conheça a iniciativa
O “Roteiro dos Afetos” é um áudio tour pelo conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico de Natividade, cujo objetivo é conectar o patrimônio material e imaterial por meio das histórias e memórias dos próprios moradores. Ao longo de todas as etapas, o projeto contou com a participação ativa de uma equipe multidisciplinar e da comunidade, incluindo crianças, adolescentes e idosos, que atuaram como pesquisadores, criadores e intérpretes dos personagens que guiam os visitantes pelas estações.
Equipe e Apoio
A equipe é composta por artistas, historiadores, geógrafos, educadores, jornalistas, designers e músicos da UFT, Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU), além de moradores locais. A devolutiva do projeto conta com o apoio do Sesc Tocantins, Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), Associação Comunitária Cultural de Natividade (Ascuna) e da Secretaria da Cultura e Educação de Natividade.
Conheça-os:
Renata Ferreira da Silva: Coordenadora/Pesquisadora – UFT
Noeci Carvalho Messias: Pesquisadora – UFT
Nei Clara de Lima: Pesquisadora – UFG
Rodolfo Alves da Luz: Pesquisador – UFT
Lais Paz Duarte: Bolsista de Graduação – UFT
Ricardo Ribeiro Malveira: Pesquisador – UFT
Paulina Maria Caon: Pesquisadora – UFU
Jorge Cardoso Dias: Técnico de Imagem e Som/Assessor de imprensa – UFT
Felipe Silva Leite: Técnico de Comunicação Visual – UFT
Verônica Tavares de Albuquerque: Produtora/Pesquisadora local
Cassia Tavares de Albuquerque: Produtora/Pesquisadora local