“É a oportunidade de mudar as nossas vidas”, destaca Yuri Silva, venezuelana indígena refugiada atendida pelo Projeto Reinventar na aula inaugural ocorrida nesta segunda-feira, 05. A iniciativa é da BRK, a concessionaria que presta serviços de água e esgoto no Tocantins, que também visa promover a capacitação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social, identificadas com o apoio das secretarias municipais. A aula inaugural foi realizada na unidade do SENAC, localizada em Taquaralto, em Palmas.
Em Palmas, o projeto Reinventar contempla 20 mulheres, sendo seis venezuelanas indígenas refugiadas, com o oferecimento dos cursos de Assistente Administrativo e Instalação Hidráulica, ambos com carga horária de 160 horas, com ajuda de custo para o incentivo da participação e continuidade. Patrocinado pela BRK, o projeto está sendo realizado pela empresa Fox Time, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).
De acordo com o diretor-presidente da BRK no Tocantins e Pará, José Mário Ribeiro do Espírito Santo (Marinho), a empresa tem como objetivo no planejamento estratégico de inserir mulheres até 2025, 40% do efetivo e em 30% em cargos de liderança. “O nosso lema é mudar a vida das pessoas e levar saneamento além do básico, com projetos que promovem respeito e inclusão. Agradeço a parceria com SENAC, Senai e FoxTime por executar este projeto transformador que colabora para a diversidade, ressalta.
A coordenadora de responsabilidade socioambiental da BRK, Geórgia Milhomem, relata que a formação profissionalizante vai possibilitar uma nova perspectiva de vida para as mulheres atendidas. “Agarrem essa oportunidade por que a gente sabe que surgirão dificuldades na vida de vocês, mas acreditem, persistam que esse lugar pode ser ocupado por vocês”, declara.
Para a coordenadora de Operações da BRK, Márcia de Araújo Silva, o projeto Reinventar qualifica e abre caminhos para novas atuações. “Ver esse projeto sendo executado de uma forma tão responsável e humana, também é um prazer pessoal, não só profissional. Tudo tem um começo. Lá atrás eu comecei como estagiária, segui como engenheira e agora estou em um cargo de liderança. A gente precisa visualizar o futuro, para construirmos algo”, complementa.
“Agradecemos essa parceria com a BRK no compromisso de capacitar trabalhadores com a excelência do SENAC”, discursa a diretora regional do SENAC, Lunah Brito, que ainda afirma que as participantes receberão suporte e acompanhamento.
A coordenadora de Sustentabilidade da FoxTime, Natália Leite, apresentou cases de sucesso em outras localidades com diversas participantes. “Mostramos aqui que é possível se reinventar e construir uma nova vida, aproveitem esta formação para dar melhores condições de vida para vocês e suas famílias”, ressaltou.
Gurupi e Araguaína
Nesta terça-feira, 06, haverá aula inaugural em Gurupi, com a participação de outras 20 mulheres. Em Araguaína, o projeto será iniciado nesta quinta-feira, 8, com mais 20 mulheres, sendo 12 refugiadas.
Comentários sobre este post