O bairro do Taquari, em Palmas, recebeu nesta sexta-feira, 30, o encerramento da primeira fase do projeto Por Todas as Marias, uma iniciativa da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps), liderada pela primeira-dama Karynne Sotero, que visa promover a conscientização sobre o combate à violência contra a mulher no Tocantins. A ação, que integra a programação relativa ao Agosto Lilás, conta com a parceria da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e de diversos outros órgãos. A primeira-dama Karynne Sotero foi representada pela secretária da Governadoria, Kátia Chaves.
“É uma alegria imensa ver o Por Todas as Marias ganhando vida e levando uma mensagem tão poderosa. Esta primeira fase foi só o começo de uma jornada e o nosso compromisso é continuar levando informação, apoio e esperança a todos os cantos do Tocantins”, destacou a idealizadora da iniciativa, primeira-dama Karynne Sotero.
O projeto Por Todas as Marias tem como objetivos promover ações educativas e preventivas com estudantes de todo o Tocantins. A primeira fase encerra com mais de 1.000 estudantes alcançados nos municípios de Miracema, Tocantinópolis, Arraias e Palmas. Por meio de palestras, workshops e materiais educativos, o projeto pretende informar e educar a sociedade sobre os direitos das mulheres e provocar mudanças de hábitos por meio da conscientização.
Encerramento da primeira fase
Na ação que encerrou a primeira fase do projeto, a concentração começou às 9 horas em frente à feira coberta do Taquari, onde ocorreu a blitz educativa, com a distribuição de panfletos informativos e o diálogo com condutores de veículos e moradores do bairro, destacando a importância da conscientização e do combate à violência doméstica.
Uma das pessoas abordadas foi Cláudia Pereira Lima, comerciante de 52 anos, que contou como foi vítima de violência doméstica do ex-companheiro. “Ele bebia, me xingava e me colocava pra baixo. Eu vivi com ele por 12 anos, até que ele bateu e ali eu cheguei no meu limite”, relatou, complementando que teve que pedir medida protetiva pois seu ex-companheiro ainda não aceita a separação e continua se aproximando de sua residência após dois anos de divórcio. “Tem mulher que, por falta de informação, apanha todo dia. Às vezes é dependente do homem, não conhece ninguém. Então esse tipo de ação é importante porque pode salvar a vida dessa mulher”, pontuou a comerciante.
Às 10 horas, a Escola Estadual Maria do Reis Alves Barros recebeu a palestra da comandante da Patrulha Maria da Penha no Tocantins, major Flávia Roberta Pereira de Oliveira, que abordou temas como desigualdade de gênero, os tipos de violência contra a mulher e os mecanismos de proteção previstos na Lei Maria da Penha. Na ocasião, os alunos do 7º ano, membros do grêmio estudantil, representantes de classe e o pelotão de elite da escola, que é cívico-militar, participaram da ação.
A secretária da Governadoria, Kátia Chaves, ressaltou a importância do projeto para levar a conscientização sobre o combate à violência contra a mulher para além do Agosto Lilás. “A gente quer que, cada vez mais, esse projeto ganhe ainda mais voz e tenha mais força no dia a dia. Porque quando se fala do combate à violência contra a mulher, se fala muito no mês de agosto, mas na verdade é um trabalho contínuo, é diário e deve ser levado para todos os espaços, para a escola, a comunidade e até as redes sociais”, salientou.
Parceira importante do projeto, a Seduc esteve presente em todas as ações desta fase inicial e vai se envolver ainda mais nas próximas. “A primeira etapa se encerra, mas o projeto continua numa segunda e terceira etapas, ainda este ano, com continuidade em 2025. Nós faremos um planejamento para que tudo isso vá para o nosso currículo. Vamos formar nossos professores para que levem esse conhecimento da melhor forma possível para a sala de aula”, informou a superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Márcia Brasileiro, que representou o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz.
Parceiros
O projeto é realizado em conjunto com a Seduc, a Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas); a Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju); a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO); a Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO); a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom); a Secretaria-Executiva da Governadoria; a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); a Secretaria de Estado do Turismo (Setur); a Polícia Militar do Tocantins (PMTO); e o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), além da parceria da Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO).