Lara Cavalcante/Governo do Tocantins/ Fotos:
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e Secretaria Extraordinária de Participações Sociais, iniciou nesta segunda-feira,30, as primeiras capacitações do Projeto Mãos que Criam no interior do estado. Esperantina, a 651 Km de Palmas, está recebendo nesta semana os cursos de cabeleireiro, tranças e penteados, designer de sobrancelha e panificação tradicional.
Com foco na geração de trabalho e renda por meio da inclusão produtiva, cada capacitação tem carga horária de 40 horas, com turmas de até 15 alunos e aulas realizadas de segunda a sexta-feira, em turnos de 4 horas. Em Esperantina os cursos serão ofertados de segunda-feira,30, a sexta-feira,4.
A ação integra o programa de Inclusão Produtiva, promovido pela Setas, e é direcionada a famílias inscritas no Programa Bolsa Família (PBF), Cadastro Único (CadÚnico) e a demais públicos em situação de vulnerabilidade social.
“O Mãos que Criam’ é um projeto essencial para todo o Tocantins, estamos vendo a iniciativa ganhando força e chegando aos municípios mais longínquos do Tocantins, isso nos dá muita confiança. Tenho certeza de que a ação trará resultados satisfatórios também em Esperantina”, destacou a secretária da Setas, Cleizenir Divina.
A prefeita de Esperantina, Maria Antonia Rodrigues dos Santos Silva, afirmou que o ‘Mãos que Criam” veio dar oportunidade de geração de renda para as famílias em situação de vulnerabilidade social de Esperantina, com os cursos ofertados pelo Governo do Tocantins, por meio da Setas. “As turmas estão lotadas e podemos ver no semblante das pessoas a satisfação em participar. Estamos felizes com essa parceria e vamos buscar intensificá-la trazendo mais cursos. Não mediremos esforços para trazermos novas oportunidades que possam melhorar a qualidade de vida da nossa população”, afirmou.
“As capacitações vieram como solução de criação de renda para as famílias que estão inseridas no serviço de acompanhamento familiar, componentes de famílias em situação de vulnerabilidade temporária (desemprego), famílias inscritas no CadÚnico e membros do programa Bolsa Família”, afirmou a secretária de Assistência Social do município, Maria Vanda Alves da Silva. “A cidade precisava dessa atenção para incentivar a profissionalização de seu povo e estimular o empreendedorismo. As famílias ficaram em alvoroço quando ficaram sabendo dos cursos.”
Projeto Mãos que Criam
O projeto é uma iniciativa do Governo do Tocantins, executada pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com a Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps). Seu objetivo principal é promover a qualificação profissional e o acesso a crédito para gerar oportunidades de geração de renda, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O projeto oferece cursos profissionalizantes e acesso a linhas de crédito para fomentar o empreendedorismo e a inclusão produtiva.
Mãos que Criam na Rede Cuidar
O projeto integra a Rede Cuidar, estrutura coordenada pela Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (SEPS) que organiza e potencializa as ações sociais do Governo do Tocantins em diferentes frentes. A Rede atua de forma transversal e colaborativa, conectando programas voltados à proteção social, à geração de renda, ao fortalecimento de vínculos comunitários e à valorização de grupos vulneráveis.
Nesse contexto, o “Mãos que Criam” representa uma das frentes voltadas ao estímulo do empreendedorismo feminino e da economia solidária, promovendo capacitação, autonomia financeira e valorização dos saberes populares, especialmente entre mulheres artesãs e costureiras.
Ao integrar a Rede Cuidar, o projeto reforça o compromisso do Governo do Tocantins com políticas públicas que transformam realidades e ampliam oportunidades.