Ascom Secult/Governo do Tocantins
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em parceria com a Fundação Cultural de Palmas (FCP) e com a Secretaria de Cultura do Estado (Secult), promove, no próximo dia 24 de novembro de 2025, mais uma edição do Programa (re)CONEXÕES, com realização presencial a partir das 07h30, no Auditório do Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira.
A edição 2025 do (re)CONEXÕES percorre todos os estados do país e dá continuidade ao processo participativo de escuta e construção coletiva de diretrizes para o setor museal. Esta etapa busca consolidar propostas para três iniciativas estruturantes do Ibram:
• a reestruturação do Sistema Brasileiro de Museus (SBM);
• a implantação do Sistema de Participação Social do Ibram (SPAS);
• e a normatização do Fórum Nacional de Museus (FNM).
As ações estão alinhadas ao Plano Nacional Setorial de Museus 2025-2035, aprovado em novembro de 2024 no 8º Fórum Nacional de Museus, em Fortaleza. A proposta é garantir um setor museal mais democrático, colaborativo, sustentável e representativo de toda a diversidade cultural brasileira.
O evento é aberto a profissionais de museus, pontos de memória, representantes da sociedade civil, coletivos culturais, estudantes, agentes públicos e demais interessados no tema. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente no local, no dia do evento, ou antecipadamente pelo site do Fórum Nacional de Museus: https://forum.museus.gov.br/inscricao-reconexoes/
Atenção: após preencher seus dados no formulário, você deverá escolher a região e edição do evento (re)CONEXÕES da qual deseja participar.
Participação como prática cidadã
Para a presidenta do Ibram, Fernanda Castro, “o (re)CONEXÕES é um instrumento fundamental de diálogo com a sociedade, que fortalece os mecanismos de participação social nas políticas públicas para museus e amplia a representatividade na formulação das decisões estratégicas do setor”.
A ação reforça o compromisso da atual gestão federal com a reconstrução de canais de escuta ativa, promoção de escuta qualificada e valorização da participação social como elemento estruturante das políticas culturais.
Todas as contribuições colhidas durante os encontros serão sistematizadas, analisadas e devolvidas ao setor, com o compromisso de encaminhamento técnico para a construção de normativas, instrumentos jurídicos e estratégias de implementação de políticas públicas.
SERVIÇO
Programa (re)CONEXÕES – Edição Tocantins
O quê: Consulta pública e diálogo com o setor museal sobre participação social e políticas públicas
Quando: 24 de novembro de 2025
Horário: a partir das 07h30
Onde: Auditório do Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira
Inscrição gratuita: https://forum.museus.gov.br/inscricao-reconexoes/






