A professora da rede estadual, Laurenita Gualberto Pereira Alves, na regional de Dianópolis, está representando o Tocantins no Programa Caminhos Amefricanos 2025, realizado em Lima, no Peru, de 24 de agosto a 7 de setembro. Ela foi a única professora selecionada no estado para participar do intercâmbio, que reúne 50 docentes de todo o Brasil.
Durante o programa, os participantes desenvolvem atividades formativas em parceria com a Universidad Nacional Mayor de San Marcos, a maior instituição de ensino superior do Peru, além de realizarem visitas guiadas a escolas, locais históricos e museus. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a CAPES, o Ministério da Igualdade Racial (MIR) e o CLACSO, e tem como objetivo fortalecer a educação das relações étnico-raciais e combater o racismo.
Laurenita é pesquisadora e formadora na área de Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola e atua no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Dianópolis, que funciona em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Sobre a experiência no intercâmbio, ela destaca que o intercâmbio contribui para ampliar o diálogo sobre políticas públicas, história e cultura afro-brasileira.
“Essa vivência tem sido intensa e cheia de aprendizados, especialmente sobre as complexidades da identidade e das relações sociais. Estar imersa na cultura peruana, que também é afrodescendente, me proporcionou uma nova lente para observar como as identidades são construídas e negociadas. Essa experiência enriquece minha prática pedagógica ao trazer novas metodologias de ensino e desenvolver competências interculturais” , enfatizou Laurenita.