domingo, 21 de dezembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Agricultura e Pecuária

Produção global sobe, e milho do Brasil perde espaço no mercado Internacional

Exportações brasileiras do cereal bateram recorde em 2023, quando somaram 56 milhões de toneladas, mas, neste ano, segmento projeta declínio de mais de 25%

Globo Rural por Globo Rural
23/10/2024
em Agricultura e Pecuária
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Projeções da Anec apontam para exportação de milho do Brasil de 41 milhões de toneladas, mas volume pode ser ainda menor — Foto: Ernesto de Souza

Projeções da Anec apontam para exportação de milho do Brasil de 41 milhões de toneladas, mas volume pode ser ainda menor — Foto: Ernesto de Souza

CompartilharCompartilhar

Depois de o volume das exportações brasileiras de milho ter batido recorde no ano passado, o país encontra dificuldades para colocar seu produto no mercado externo em 2024. A recuperação da oferta em importantes produtores e a queda do apetite chinês devem aumentar as reservas nacionais do cereal, exercendo ainda mais pressão de baixa sobre as cotações no mercado interno.

No ano passado, o Brasil exportou 56 milhões de toneladas de milho, segundo dados da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). Já neste ano, o país deverá perder o protagonismo que teve em 2023, quando foi o maior exportador global do grão. A entidade estima que o volume dos embarques de milho em 2024 deverá ser de 41 milhões de toneladas.

ARTIGOSRELACIONADOS

Foto: Marcus Mesquita/Divulgação

Preço do boi gordo encerra a semana sem mudanças e com poucos negócios

20/12/2025
Suinos — Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Tradição de fim de ano, carne suína apresenta preços mais estáveis em dezembro

20/12/2025

Entre agentes de mercado, há previsões ainda mais pessimistas. Nos cálculos da consultoria Royal Rural, o Brasil deverá negociar 39 milhões de toneladas com o exterior em 2024, já que muitos concorrentes, como a Argentina, tiveram recuperação na oferta.

“No ano passado, o Brasil não teve a competição da Argentina. Após sofrerem com a seca, eles [os argentinos] retomaram a capacidade de produção, e de janeiro a agosto deste ano, exportaram 24,5 milhões de toneladas de milho. São 7 milhões de toneladas a mais do que no ano passado”, destaca Ronaldo Fernandez, analista da Royal Rural.

E não foi só a Argentina que ampliou sua oferta neste ano. O mesmo aconteceu em outros grandes produtores de milho do mundo, como Estados Unidos, Europa e Ucrânia. Esse quadro deixou os compradores internacionais mais confortáveis para buscar outras fontes de oferta do cereal.

Entre os importadores que preteriram o milho brasileiro, o destaque é a China. Após ser o principal cliente do Brasil nas vendas de milho no ano passado, com a importação 17,4 milhões de toneladas das pouco mais de 56 milhões de toneladas que o Brasil negociou com importadores, o envio de milho brasileiro à China não chegou a 2 milhões de toneladas neste ano, de acordo com Fernandes.

“Há tempos a China tem planos para ser autossuficiente na produção de milho, para tentar controlar o preço da carne em seu mercado interno. Eles conseguiram algum êxito nesse objetivo, com recuperação de áreas que foram perdidas pelas enchentes”, afirma o analista.

Segundo ele, um indicativo de que o gigante asiático está reduzindo sua dependência do milho importado está nas projeções do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) para importação. De agosto a outubro, o órgão reduziu em 4 milhões de toneladas sua estimativa de compras internacionais chinesas, projetando agora 19 milhões de toneladas. O analista da Royal Rural acredita que o USDA fará novos cortes até o fim do ano.

Com a forte concorrência internacional no fornecimento de milho, Fernandes acrescenta que o estoque final de milho no Brasil poderá chegar a 10 milhões de toneladas, o maior volume desde 2018. Caso confirmada, essa projeção causaria uma enxurrada de oferta no mercado interno, colocando pressão sobre os preços e escancarando velhos problemas de infraestrutura no país.

“Esse excedente de produção vai estressar nossa capacidade estática de armazenamento. Vamos imaginar que, se chover adequadamente, a soja vai ter boa produção. Com esse tamanho de estoque final, onde vamos colocar tanto milho e tanta soja?”, questiona o analista.

Os EUA também devem abocanhar boa parte do mercado mundial de milho em 2023/24. Com a maior safra de sua história (389,67 milhões de toneladas) e exportações de 58,23 milhões de toneladas, segundo o Departamento de Agricultura do país, o país deve dominar as vendas externas para destinos como México e União Europeia.

“Nesse momento, os grandes compradores vão priorizar as aquisições de milho dos EUA, que por ora é a origem mais barata. Assim, o Brasil deve ficar sem dar tração às suas exportações”, avalia Leonardo Martini, consultor em gerenciamento de risco da StoneX.

Anterior

Presidência do Senado: PP anuncia apoio a Alcolumbre

Próximo

Motorista é preso por suspeita de fazer delivery de drogas e oferecer variedades de maconha

Próximo
Polícia encontrou porções de maconha e máquina de cartão de crédito em carro do suspeito — Foto: Alessandro Ferreira/Agência Tocantins

Motorista é preso por suspeita de fazer delivery de drogas e oferecer variedades de maconha

LEIA TAMBÉM

Educação

Municípios têm até 15 de março para enviar informações sobre o ICMS Educacional no SISEDU

20/12/2025
Esportes

Inter de Milão é eliminada pelo Bologna na Super Copa da Itália

20/12/2025
Esportes

Borussia Dortmund vence Mönchengladbach e sobe na tabela do Alemão

20/12/2025
Esportes

Paulo Pezzolano fala pela primeira vez como técnico do Internacional

20/12/2025
Esportes

Copa do Brasil: veja histórico dos duelos após empate no jogo de ida

20/12/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Lajeado

Recesso Judiciário do Tocantins vai até 6 de janeiro

20/12/2025
Tocantins

Corpo com marcas de tiros na cabeça é encontrado no Rio Tocantins

20/12/2025
Tocantins

Rompimento de barragem atingiu ponto turístico no Tocantins; veja antes e depois

20/12/2025
Tocantins

Comerciante deixa local às pressas após rompimento de barragem no Tocantins: ‘Não conseguimos tirar nada

20/12/2025
Educação

Estudante da rede pública de Combinado é destaque pelo desenvolvimento de um programa de IA

20/12/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Recesso Judiciário do Tocantins vai até 6 de janeiro
  • Corpo com marcas de tiros na cabeça é encontrado no Rio Tocantins
  • Rompimento de barragem atingiu ponto turístico no Tocantins; veja antes e depois

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Recesso Judiciário do Tocantins vai até 6 de janeiro

20/12/2025
Trecho do Rio Tocantins no município de São Miguel (TO) — Foto: Divulgação/Bombeiros

Corpo com marcas de tiros na cabeça é encontrado no Rio Tocantins

20/12/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.