O Procon Tocantins notificou, nesta sexta-feira, 30, a empresa Telefônica Brasil S.A (Vivo) em razão das constantes falhas no fornecimento dos serviços de telefonia móvel e internet banda larga no município de Gurupi. A ação foi motivada por diversas reclamações de consumidores que relatam interrupções frequentes desde o início de maio.
“Os consumidores não podem continuar pagando por um serviço que não está sendo prestado de forma adequada. Estamos cumprindo nosso papel de cobrar explicações e exigir soluções concretas”, destacou o superintendente do Procon Tocantins, Euclides Correia.
Conforme relatos dos usuários, os problemas com a falta de sinal vêm ocorrendo desde o início de maio, afetando diretamente a comunicação e o acesso à internet, considerados serviços essenciais. A situação foi considerada grave pelo órgão de defesa do consumidor, que solicitou da empresa uma série de esclarecimentos técnicos e administrativos.
A notificação solicita que a empresa apresente, no prazo de até três dias úteis, informações técnicas sobre a origem do problema, as providências adotadas para normalizar os serviços, a existência de políticas de compensação aos consumidores afetados, além de um plano preventivo e de solução definitiva para evitar novas ocorrências.
“A empresa terá até três dias úteis para apresentar os documentos solicitados e estamos atentos e vamos monitorar o cumprimento dos prazos. Caso a Vivo não apresente as informações terá sanções administrativas”, enfatizou.
O Procon Tocantins orienta os consumidores que se sentirem prejudicados ou identificarem práticas irregulares a formalizarem denúncia por meio dos canais oficiais de atendimento pelo Disque 151, WhatsApp Denúncia: (63) 99216-6840, site: www.to.gov.br/procon ou procurar o núcleo de atendimento mais perto.