O Palácio Araguaia, em Palmas, foi palco de uma manhã repleta de empolgação e conquistas nesta quinta-feira (16), durante a cerimônia de premiação do Prêmio Estadual de Educação Fiscal – Edição 2025, promovido pela AUDIFISCO (Associação dos Auditores Fiscais do Tocantins), em parceria com a Receita Federal, Ministério Público do Tocantins (MPTO), Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO), Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ), Secretaria Estadual da Educação (SEDUC) e o SINDARE (Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Estado do Tocantins).
O evento reuniu autoridades, professores, estudantes, jornalistas e representantes de instituições que se destacaram na promoção da cidadania fiscal e na valorização da função social dos tributos. O presidente da AUDIFISCO, Jorge Couto, destacou a relevância do prêmio e o engajamento crescente das instituições parceiras e participantes.
“Foi um evento muito importante, afinal de contas tratamos de um assunto muito caro para o Fisco, para a Secretaria da Fazenda, para a AUDIFISCO, para o SINDARE e para todos os apoiadores, o Ministério Público, o Tribunal de Contas, o Governo do Estado, a Receita Federal. Com a adesão cada vez maior do público-alvo, que são escolas, profissionais de imprensa, pessoas físicas e instituições. Estamos muito satisfeitos, porque conseguimos atingir o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da função social do tributo e da educação fiscal. Nesse sentido, ficamos estimulados a cada vez mais desenvolver e aprimorar esse projeto. É gratificante ver tantos trabalhos mostrando que falar sobre tributos é, acima de tudo, falar de cidadania, solidariedade e justiça social”, afirmou.
Durante o evento, também foi realizado o lançamento do livro “Solidariedade Fiscal: Desmistificando o Nível de Tributação e seu Impacto no Crescimento Econômico”, de André Horta, que ressaltou a importância de compreender a tributação como um instrumento de desenvolvimento e equidade social, reforçando que a educação fiscal é a base para uma nova consciência sobre o papel do Estado e do cidadão na construção do bem comum.
Entre os premiados, o destaque na categoria Escola foi o projeto Colônia de Férias com Educação Fiscal, da Escola Municipal Paroquial São Vicente de Paulo, de Araguaína, coordenado pelo padre José Carlos Fernandez Jorajuria, que comemorou a conquista destacando que o aprendizado sobre tributos de forma lúdica e cidadã representa uma grande vitória para a educação, e que os alunos do projeto ficarão muito felizes com a premiação.
A Escola SESI de Gurupi também foi homenageada com o segundo lugar na categoria Escola, pelo projeto Consciência Fiscal e Cidadania, coordenado pelo professor Matheus da Silva Almeida. Dois alunos participantes do projeto estiveram presentes na cerimônia e receberam o reconhecimento com entusiasmo. O professor destacou que os estudantes puderam vivenciar, na prática, o que significa ser cidadão e compreender o papel dos tributos para o bem coletivo, um aprendizado que levarão para toda a vida.
Um destaque especial foi dado à jornalista Suzana Barros, de Palmas, que conquistou o primeiro lugar na categoria Imprensa com uma série de reportagens sobre Educação Fiscal. A profissional enfatizou que tratar o tema de forma jornalística é uma maneira de aproximar o cidadão das finanças públicas e estimular a participação social, contribuindo para uma sociedade mais consciente e participativa.
Os vencedores receberam certificados e aparelhos digitais em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em prol da educação fiscal e da cidadania. A AUDIFISCO aproveitou o momento para agradecer à Secretaria da Fazenda, em nome do secretário Jairo Mariano, por toda a dedicação e apoio na realização do evento, reforçando o compromisso da SEFAZ com ações de valorização da cidadania fiscal e do controle social.
O avaliador Marco Antônio da Silva Menezes destacou que o prêmio confirma o compromisso do Tocantins com o conhecimento, a ética e o desenvolvimento coletivo. Ele ressaltou ainda que a iniciativa da AUDIFISCO é inovadora e agrega valor à rede de parceiros e educadores que acreditam que educar para a cidadania é também educar para a responsabilidade fiscal, um passo essencial para transformar o futuro.
Conheça os Vencedores do Prêmio Estadual de Educação Fiscal – Edição 2025
Categoria Escola
1º Lugar – Colônia de Férias com Educação Fiscal
Escola: Escola Municipal Paroquial São Vicente de Paulo – Araguaína
Responsável: Padre José Carlos Fernandez Jorajuria
2º Lugar – Consciência Fiscal e Cidadania
Escola: Escola SESI – Gurupi
Responsável: Matheus da Silva Almeida
3º Lugar – Aprendendo Conceitos Tributários
Escola: Colégio Estadual Cívico-Militar Dom Alano – Peixe
Responsável: Professor Adriano Rodrigues
Categoria Imprensa
1º Lugar – Educação Fiscal: O Alicerce para uma Sociedade mais Democrática
Jornalista: Suzana Barros – Palmas
2º Lugar – Como os Incentivos Fiscais do Tocantins Estão Impulsionando o Desenvolvimento Econômico do Estado
Jornalista: Thiago Marcondes – Araguaína
3º Lugar – Tecnologia Facilita a Vida do Contribuinte e Aproxima o Cidadão das Finanças Públicas
Jornalista: Luana Evangelista – Palmas
Categoria Instituições e Pessoa Física
1º Lugar – Isonomia Fiscal e Tributária para as Micro e Pequenas Empresas
Autor: Welder Shane do Nascimento França
2º Lugar – Função Social dos Tributos: Ciência, Genética e Educação
Autor: Professor Adriano – Colégio Estadual Dom Alano, Peixe
3º Lugar – Tributação e a Redução das Desigualdades: A Importância da Tributação no Combate à Pobreza
Autora: Daniele Brenda Fernandes Ferreira – Palmas