A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, lança hoje (26) o Programa de Vacinação nas Escolas. O objetivo é atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes, garantindo o acesso à proteção contra doenças como o sarampo e promovendo a melhoria das coberturas vacinais na cidade.
A primeira escola a receber a ação será a Escola Municipal Capistrano de Abreu, no Jardim Botânico, na zona sul do Rio. A iniciativa busca ampliar a imunização entre os estudantes, oferecendo vacinas essenciais do calendário nacional, como meningocócica C, tríplice viral, varicela, febre amarela, hepatite A, pentavalente, pneumo 10, poliomielite, rotavírus, meningocócica ACWY e HPV.
Segundo o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, a situação requer atenção especial, pois foram registrados dois casos de sarampo em cidades próximas, como Itaboraí e São João de Meriti, tornando a vacinação crucial para prevenir a disseminação da doença.
“O vírus do sarampo está circulando em cidades vizinhas e isso nos preocupa muito. O Rio de Janeiro não registra casos de sarampo há três anos e a doença estava erradicada no município. Temos uma das maiores coberturas vacinais das capitais brasileiras, com 92% das crianças de um ano imunizadas com a primeira dose da vacina tríplice viral, e queremos manter essa alta cobertura para que o sarampo continue fora do nosso cenário epidemiológico”, afirmou o secretário.
O sarampo é uma doença febril aguda, altamente transmissível, que pode afetar pessoas de todas as idades. Sua transmissão ocorre principalmente por contato direto, por meio de gotículas expelidas ao falar, tossir ou espirrar, além da dispersão dessas gotículas em ambientes fechados.Play Video
Além das escolas municipais, as escolas particulares também poderão participar da campanha, ampliando o acesso à vacinação para um número maior de alunos, visando garantir a saúde dos estudantes e prevenir surtos de doenças evitáveis.
Imunização em locais de grande fluxo
Esta é a segunda ação divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta semana.
Na segunda-feira (24), agentes da SMS iniciaram uma mobilização de combate ao sarampo em locais com grande fluxo de pessoas. As equipes de saúde estão vacinando no Terminal Gentileza e no Aeroporto Santos Dumont até sexta-feira (28), das 8h às 16h.
Já na Central do Brasil, a vacinação ocorreu na terça-feira (25) e continuará na quinta-feira (27), no mesmo horário.