No Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, a Prefeitura de Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Juventude (Semej), premiou a professora destaque e o estudante vencedor do Projeto MPT na Escola, realizado pelo Ministério Público do Trabalho. O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira, 12, na Escola Municipal de 1º grau Pouso Alegre.
O prefeito Celso Morais destacou que a gestão municipal desempenha um papel fundamental no combate e erradicação do trabalho infantil. “Ao promover ações nesse sentido, a gestão municipal demonstra seu compromisso com o bem-estar das crianças, proporcionando oportunidades para seu desenvolvimento. Além disso, investir no combate ao trabalho infantil contribui para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, gerando impactos positivos no desenvolvimento socioeconômico e na qualidade de vida da comunidade como um todo.”
Para a secretária municipal de Educação e Juventude, Giovanda Carvalho, o prêmio simboliza o reconhecimento do empenho dos professores e do talento e criatividade das crianças, que através da arte, expressam suas visões e sentimentos. “Talento e entusiasmo são um lembrete poderoso do potencial infinito que cada criança possui quando lhe é dada a oportunidade certa. Como bem diz o tema do projeto, criança não deve trabalhar, infância é para sonhar”, enfatizou acrescentando que a Escola Pouso Alegre foi escolhida para fazer a culminância do Projeto, mas que todas as escolas municipais vêm trabalhando na conscientização com as crianças.
O Promotor de Justiça, Argemiro Ferreira, ressaltou a importância da erradicação do trabalho infantil, porque é justamente desde criança que essa conscientização tem que ser feita para que ao chegar na fase adulta a pessoa possa realmente fazer escolhas. “A partir do momento que as escolhas são tomadas, é tirado o direito à educação, saúde, de crescer com tranquilidade e da forma que uma criança deve realmente seguir a sua vida, ela pula uma etapa e vai ser um adulto com grandes limitações”.
Foram premiados o melhor desenho sobre o tema, feito pelo aluno do 4º ano Samuel Nogueira Machado, e a professora destaque Neuracy Batista da Silva. “Eu quis mostrar com o meu desenho que criança não deve trabalhar e sim estudar”, contou o jovem estudante.
Apresentações teatrais e de dança fizeram parte da programação, que contou ainda com a assinatura da ordem de serviço para a reforma e ampliação do prédio que sediará a Secretaria Municipal de Educação e Juventude.
MPT da Escola
De acordo com o Ministério Público do Trabalho, o Prêmio MPT na Escola tem por objetivo levar a temática do trabalho infantil, da aprendizagem profissional e da saúde e da segurança nas escolas e no trabalho para a sociedade, por intermédio da comunidade escolar, transformando os profissionais da educação em multiplicadores do conhecimento sobre os temas.
Nesta edição, o MPT na Escola foi dividido em dois grupos: estudantes de 4º e 5º ano do ensino fundamental, com produções sobre trabalho infantil, e estudantes de 6º e 7º ano do ensino fundamental, abordando a aprendizagem profissional/ profissionalização de adolescentes.
Comentários sobre este post