Com a proposta de reduzir custos recorrentes com manutenção e reposição de grelhas de boca de lobo na cidade, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seiop), iniciou nesta semana a instalação experimental de um novo modelo, feito em polietileno de alta densidade (Pead), um material derivado do plástico, 100% reciclável, mais leve, resistente e sustentável.
As primeiras unidades foram instaladas para testes em pontos estratégicos da região norte da Capital, a exemplo da Arno 33 (307 Norte), escolhida por apresentar alto fluxo de veículos e recorrência na necessidade de manutenção. De acordo com levantamento da equipe técnica da Seiop, só neste ano, em determinados pontos da quadra, em que há intensa movimentação de veículos pesados, já foi necessário substituir grelhas de concreto oito vezes, gerando gastos significativos aos cofres públicos.
As novas grelhas suportam até oito toneladas sem danificações, enquanto que as grelhas de concreto têm capacidade de 1,5 tonelada. Além disso, o material em teste apresenta diversas vantagens: é leve, o que facilita o transporte e a instalação; possui proteção contra intempéries climáticas como chuvas e sol intenso; conta com sistema de fixação antifurto; e é sustentável por ser fabricado com plástico 100% reciclado.
Mais economicidade
“Estamos investindo em soluções modernas e sustentáveis que já são utilizadas com sucesso em grandes centros urbanos como São Paulo (SP) e Vitória (ES). O objetivo é trazer mais eficiência e economicidade ao serviço público, com materiais que ofereçam maior vida útil e menos necessidade de manutenção constante”, explicou o secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Paulo Cezar Monteiro.
O teste está sendo acompanhado pelas equipes da pasta, que irão avaliar o desempenho dos equipamentos ao longo das próximas semanas.