A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) sob demanda está disponível em Gurupi! Desde o mês de setembro, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, passou a ofertar na rede pública de saúde medicamentos para a prevenção do HIV. A PrEP é indicada para pessoas que estão em maior risco de exposição ao vírus, sendo uma medida essencial de prevenção.
A PrEP sob demanda consiste no uso planejado de antirretrovirais (ARV) conforme o esquema 2 + 1 + 1. Isso significa que a pessoa deve tomar uma dose dupla (dois comprimidos) entre 2 e 24 horas antes da exposição de risco, seguida de um comprimido 24 horas após a dose dupla inicial, e outro comprimido 48 horas após a primeira dose.
Para ter acesso aos medicamentos, é necessário que os interessados façam um cadastro no município. O foco da demanda está em grupos populacionais mais vulneráveis à infecção, como gays e outros homens que fazem sexo com homens, pessoas trans e profissionais do sexo.
O atendimento inicial, a dispensação dos medicamentos e o acompanhamento da PrEP estão disponíveis no Serviço de Assistência Especializada (SAE), localizado na Policlínica. Para receber o medicamento, os interessados devem procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), também na Policlínica, e apresentar documento de identificação e cartão SUS.
“Será realizada uma análise para confirmar se a pessoa se enquadra nos critérios estabelecidos pelo SUS. Após isso, a pessoa passará por exames como testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, além de exames para avaliar a função renal e verificar a necessidade de vacinas, como a da hepatite B. Estando tudo certo, o cadastro é feito e o paciente poderá receber os medicamentos”, explicou a enfermeira responsável pelo programa em Gurupi, Luiza Vargens. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
A secretária de Saúde de Gurupi, Luana Nunes, destacou a importância da medida como uma nova ferramenta para prevenção ao HIV no município. “A implementação da PrEP sob demanda em Gurupi é um passo significativo para ampliarmos as estratégias de prevenção ao HIV, principalmente entre as populações mais vulneráveis. Com essa iniciativa, estamos reforçando nosso compromisso em oferecer uma saúde pública de qualidade, que protege e previne. Além de garantir mais segurança para os pacientes, a disponibilização desses medicamentos também reflete diretamente no cuidado e atenção que nossos servidores podem oferecer à população.”