O 1° Fórum de Mineração do Tocantins, realizado no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, nesta sexta-feira, 06, contou com a participação do prefeito de Paranã, Fábio da Farmácia (Republicanos). Promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Agência de Mineração (Ameto), e em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), o evento é considerado um marco para o setor mineral no estado.
Tendo como tema principal as tendências, inovações tecnológicas e potencialidades da mineração no Tocantins, o fórum reuniu grandes mineradoras, representantes de instituições públicas e privadas e especialistas de todo o Brasil. Durante o encontro, foram debatidos temas como investimentos, pesquisa e fiscalização no setor. O evento também contou com uma exposição de minerais extraídos no estado, como ouro, esmeralda, cristais e fosfato.
O prefeito Fábio da Farmácia destacou o enorme potencial de Paranã para a indústria mineral. O município já figura no mapa da mineração, graças à parceria com a empresa Delta Mineração e Exportação, que tem impulsionado projetos de exploração e desenvolvimento sustentável no setor.
“Paranã tem um papel importante nessa nova fronteira mineral que o Tocantins está construindo. Nosso município está preparado para colaborar com o desenvolvimento econômico do estado, ao mesmo tempo em que asseguramos a preservação ambiental e a qualidade de vida da população”, afirmou o prefeito.
O Fórum de Mineração também reforçou a posição do Tocantins como um destaque no cenário mineral brasileiro. Com resultados expressivos na produção de ouro, fosfato, calcário e outros minerais, o estado se consolida como um polo atrativo para investimentos no setor.