As ações de combate aos focos de queimadas em Formoso do Araguaia ganharam reforço neste fim de semana. Isso porque, após solicitação feita pelo município, o governador Wanderlei Barbosa enviou novas equipes do Corpo de Bombeiros para atuarem nas áreas mais afetadas pelos incêndios florestais na região.
Segundo o último Boletim Climático e de Riscos de Incêndio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Formoso do Araguaia ocupa a 3ª posição no ranking de cidades mais afetadas pelo fogo, com 187 focos registrados entre os dias 10 e 16 de setembro deste ano.
Em Formoso, a região do Araguaia e da Lagoa da Onça foram as mais atingidas. Em razão disso, equipes de brigadistas municipais, convocadas pelo prefeito Israel Kawe, já realizam ações pontuais de combate nesses locais.
“Queremos agradecer ao nosso governador Wanderlei Barbosa, que prontamente disponibilizou equipes do Corpo de Bombeiros, as quais estão colaborando com nossas brigadas municipais. Em nome de toda a população de Formoso do Araguaia, obrigado, governador Wanderlei”, destacou o prefeito Kawe.
Todo e qualquer tipo de queimada está proibido desde julho deste ano, quando o Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), publicou uma portaria suspendendo a emissão e a vigência das Autorizações Ambientais de Queima Controlada em todo o território tocantinense. O período, que está em vigor desde o dia 20 daquele mês, segue até 30 de outubro. A medida tem o objetivo de prevenir a propagação do fogo durante o período de estiagem