Os preços do arroz em casca negociado no Rio Grande do Sul já caíram cerca de 40% em 2025, informa o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Apenas em setembro, o indicador Cepea/Irga-RS recuou 10,75%, fechando esta terça-feira (30/9) com a cotação de R$ 60,03 a saca de 50 quilos.
Segundo pesquisadores do Cepea, a pressão vem da ampla oferta, da demanda interna estável, do ritmo lento das exportações e da retração das cotações internacionais, que, por sua vez, estão nos menores patamares em 43 meses, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Esse cenário, ressaltam pesquisadores do Cepea, pressiona as margens esperadas para a próxima temporada e deve levar à redução da área destinada ao arroz no Brasil.
No mercado internacional, o comportamento é semelhante. Dados da FAO indicam que o índice global de preços do arroz beneficiado caiu para 101,4 pontos em agosto, 2,03% abaixo de julho e 24,33% inferior a agosto de 2024. Entre 18 países analisados, 16 registraram quedas expressivas, com destaque para Brasil, Argentina e Uruguai.