O preço do algodão no mercado interno vêm caindo há uma semana, sem indicação de quando a retração irá parar, mostra o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP.
Nesta terça-feira (13/8), o indicador Cepea/Esalq para o algodão em pluma recuou pelo sétimo dia consecutivo, alcançando a cotação de R$ 4,0255 a libra-peso, uma queda acumulada de 1,23% desde o início de agosto.
Pesquisas do Cepea mostram que, com os avanços dos trabalhos de colheita e beneficiamento de algodão em pluma, agentes passaram a dar maior atenção ao cumprimento dos contratos a termo, firmados a valores mais atrativos que os praticados atualmente no mercado spot. De modo geral, a disparidade quanto aos preços e à qualidade dos lotes continua limitando a comercialização no mercado doméstico.
Ainda conforme levantamentos do Cepea, as cotações seguem oscilando em uma faixa estreita, embora predominem fatores de pressão, com destaque para a retração na paridade de exportação e a expectativa de boa oferta na safra 2023/24.