A Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2017 foi histórica. Muito por conta disso se deve a um zagueiro até então desconhecido, o qual foi o protagonista da campanha do, em tese, finalista Paulista de Jundiaí.
Às vésperas da decisão contra o Corinthians, descobriu-se que Brendon Matheus era, na verdade, Heltton Matheus, defensor que tinha diminuído a idade — de 22 para 19 anos. Assim, os tricolores foram excluídos por falsificação de documento do jogador, o que levou o Batatais ir para a final, a qual acabaria com o título alvinegro.
Suspenso por um ano, Heltton chamou a atenção de Vampeta, homem-forte do Audax, que se comoveu com a história do zagueiro e deu uma chance para o defensor recomeçar a carreira. Assim, de 2017 a 2020, Heltton defendeu tanto o Osasco Audax, quanto o Audax Rio. Inclusive, foi campeão paulista da Série A3 de 2019.
Desde então, passou a rodar por times cariocas, como Friburguense, Sampaio Corrêa e 7 de Abril. Fora do Rio de Janeiro, ainda defendeu União Frederiquense e Pacajuz, além do iraquiano Naft Al-Basra. Além disso, teve passagens pelo Maricá, com o qual viveu um ano histórico em 2024.Play Video
Foi campeão carioca da Série A2 e conquistou a Copa Rio, assegurando, assim, vaga para a Série A1 do Cariocão e para a Série D do Brasileirão. Renovou contrato para o Estadual do Rio de Janeiro — inclusive, a estreia do Maricá será contra o Botafogo, em 11 de janeiro.