Em uma ação rápida, policiais militares realizaramna tarde de domingo, 19, o salvamento de uma recém-nascida de apenas nove dias, que estava engasgada na Rua do Setor Bela Vista, em Gurupi. O chamado desesperado dos pais da criança foi atendido pelo Copom, que imediatamente enviou a equipe policial para o local.
Ao chegarem no endereço, os policiais encontraram a bebê em estado crítico, desfalecida, com a pele roxa e sem sinais respiratórios. Os policiais então, que possuem treinamento específico para essas situações, realizaram a Manobra de Heimlich, conseguindo desobstruir as vias aéreas da criança.
Após a ação, a bebê começou a chorar e recuperou os sinais vitais, com a cor e respiração normalizadas. A recém-nascida foi encaminhada ao Hospital Materno Infantil, onde recebeu os cuidados médicos necessários, incluindo exames de Raio X. Após os exames, a equipe médica confirmou que a bebê estava fora de perigo e em boas condições de saúde.
Orientações à População
Em casos de engasgo, é fundamental que a população tenha conhecimento das técnicas de primeiros socorros. Em situações de emergência, é importante manter a calma, realizar a manobra adequada e procurar ajuda profissional. A Polícia Militar, por meio do contato190 e o Samu, por meio do 192, estão disponíveis para atender a situações críticas. (PMTO)