Na manhã desta segunda-feira (13), a Polícia Militar do Tocantins realizou a solenidade de Outorga de Títulos Stricto Sensu pelo Sistema Próprio de Ensino da Instituição, juntamente com a apresentação pública dos novos conselheiros.
O evento aconteceu no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado e contou com a participação de diversas autoridades civis, militares e políticas.
Durante a sessão solene, foram entregues Títulos Honoris Causa a ilustres autoridades, bem como títulos de Doutorado e Mestrado aos oficiais que concluíram, com excelência, o Curso Superior de Polícia e o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da PMTO.
Sistema de Ensino
Instituído pela Lei Estadual nº 4.231, de 27 de setembro de 2023, o Sistema de Ensino da Polícia Militar do Tocantins oferece processos de formação e qualificação dos policiais militares em cursos de nível superior, em todas as modalidades: graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu, na área da segurança pública e ciências policiais.
O Sistema de Ensino da Polícia Militar do Tocantins é composto pelo Comando Geral, Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa e Conselho Superior de Ensino da PMTO.
O Conselho Superior de Ensino é uma estrutura de apoio e assessoria direta ao comando nas políticas de formação e qualificação dos policiais militares, composto por membros civis e militares, mestres e doutores.
Na oportunidade, estiveram presentes autoridades civis, militares e políticas, parceiros da PMTO que participaram do processo de instituição do Sistema de Ensino e que contribuíram para este avanço na formação educacional dos policiais da Polícia Militar do Tocantins.
Eles foram homenageados durante a sessão solene no Plenário da Assembleia Legislativa.
O Comandante-Geral da Polícia Militar do Tocantins, Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, em seu discurso, destacou a relevância não só do evento, como do Sistema de Ensino da Corporação.
“Cada título entregue aqui hoje simboliza a força de uma instituição que valoriza o conhecimento como base de sua atuação. Reflete também o compromisso da Polícia Militar em se modernizar, acompanhar as mudanças da sociedade e garantir que a segurança pública seja desempenhada com excelência, ética e inovação”, afirmou.
O Comandante-Geral destacou ainda a importância de investir em educação como instituição.
“A educação não apenas qualifica, mas inspira”, segundo ele. A formação acadêmica dos policiais é uma arma poderosa na atuação da Corporação a serviço da comunidade tocantinense.