segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Segurança

Polícia Civil deflagra operação contra célula de facção paulista radicada em Paraíso do Tocantins

Lideranças regionais coordenam os crimes na cidade

Ascom por Ascom
30/04/2025
em Segurança
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Mandados de busca foram cumpridos em endereços de membros da facção - Luiz de Castro/Governo do Tocantins

Mandados de busca foram cumpridos em endereços de membros da facção - Luiz de Castro/Governo do Tocantins

CompartilharCompartilhar

Na manhã desta quarta-feira, 30, a Polícia Civil deflagrou em Paraíso do Tocantins a Operação Rasante visando dar cumprimento a um mandado de prisão preventiva e dez mandados de busca e apreensão em endereços de investigados por integrar Organização Criminosa suspeitos da prática dos mais diversos crimes ocorridos na cidade.  O mandado de prisão foi cumprido em desfavor de V.H.A.G., 27 anos.

A operação foi coordenada pela 6ª Divisão Especializada de Combate ao Crime Organizado (DEIC – Paraíso), unidade responsável pelas investigações,  e contou com o reforço de policiais civis da Diretoria Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), da 1ª Divisão Especializada Repressão a Narcóticos (Denarc – Palmas), da 6ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV  – Paraíso) e da 61ª e 62ª Delegacias de Polícia, ambas de Paraíso. 

ARTIGOSRELACIONADOS

Entorpecentes apreendidos. - Foto: Ascom 12º BPM

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em Taguatinga

15/12/2025
Ao longo de 33 anos, o CBMTO ampliou sua capacidade de resposta com investimentos em formação profissional, tecnologia, viaturas especializadas e ações preventivas, consolidando-se como referência no atendimento a emergências. - Foto: Divulgação CBMTO

Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins celebra 33 anos de evolução e serviços à sociedade

15/12/2025

O delegado chefe da DEIC – Paraíso, Antonio Onofre Oliveira da Silva Filho, destaca que as investigações tiveram início após a apuração de circunstâncias de torturas cometidas contra usuários de drogas e de um homicídio ocorrido em janeiro deste ano, ocorridos em Paraíso, possibilitando a identificação de membros da organização criminosa com atuação na cidade.

“No curso das investigações, foi apurado que após os faccionados Solução e Atribulado terem assassinado um companheiro, no caso o Roy, sem o aval da cúpula da facção, as lideranças regionais realizaram um procedimento interno para apurar a conduta destes membros aplicando a eles o ‘afastamento’ das funções do cargo na Orcrim, materializando uma espécie de Procedimento Administrativo Disciplinar da facção, como se fossem um funcionário público”, destaca o delegado.

Além disso, as investigações apuraram que os integrantes da organização criminosa vêm sendo responsáveis pelos mais diversos crimes ocorridos na região de Paraíso do Tocantins, incluindo furtos, roubos de valores e de armas de fogo. Ficou constatado que esses integrantes exercem funções típicas de “tribunais do crime”, impondo julgamentos paralelos a indivíduos que descumprem as regras da facção — como a que proíbe roubos em área conflagrada (proibido roubar na quebrada). “As vítimas, em sua maioria usuários de drogas, são submetidas a espancamento denominado ‘madeirada’, bem como outras formas de tortura extremamente violentas”, destaca.

A partir das técnicas de investigação criminal realizadas pela 6ª DEIC, a Polícia Civil pode compreender como essa estrutura paralela atuava. “Observamos que os crimes de relevo ocorridos em Paraíso e região são orquestrados pela organização criminosa. Os crimes que são cometidos sem o aval do comando sujeitam os responsáveis a procedimentos correicionais internos da facção”, contextualiza.

A investigação apurou que as penas variam, podendo ser desde: afastamento das funções, uma surra, mutilação e até mesmo a morte do faccionado que agiu sem consentimento dos superiores.

Rasante

O termo rasante refere-se a uma espécie de reunião regular, geralmente diária, que é destinada ao alinhamento de estratégias, monitoramento de condutas internas e planejamento detalhado de futuras ações criminosas conjuntas. “As reuniões ocorrem por meio de chamadas em conferência via aplicativo, da qual participam integrantes da facção com as lideranças regionais e os disciplinas (encarregados de executar as atividades). Ao final da chamada, é postado no grupo uma espécie de ‘ata de reunião’, chamada de rasante”, contextualiza.

O delegado destaca ainda que a investigação permitiu mapear a estrutura dessa organização criminosa na cidade de Paraíso do Tocantins, identificando boa parte dos membros, da liderança regional até a ponta operacional. “Entre os integrantes identificados estão indivíduos com extensos antecedentes criminais, que registram inúmeras passagens pelo sistema prisional e frequentemente estão envolvidos em crimes graves, incluindo homicídios, tráfico de drogas, sequestros, cárcere privado e torturas”, destaca.

Mandados cumpridos

Na Unidade Penal de Paraíso do Tocantins foi dado cumprimento a mandado de prisão contra V.H.A.G., conhecido no mundo do crime como Megamente ou Estudioso, o qual possui o cargo na facção de “Regional da Centro-Oeste do Tocantins”. Megamente foi preso no último sábado, 26, pelo crime de tráfico de drogas.

Durante a operação, foram três pessoas foram presas em flagrante e um menor apreendido, todos por tráfico de drogas. Entorpecentes, insumos, máquinas de cartão e celulares também  foram apreendidos.  O material apreendido será analisado, podendo contribuir para novos desdobramentos da investigação.

Anterior

Governador Wanderlei Barbosa entrega 750 títulos de propriedade e garante segurança jurídica a famílias da região sul de Palmas

Próximo

Deputados aprovam data-base dos servidores dos Poderes e do governador

Próximo
Foto: Silvio Santos

Deputados aprovam data-base dos servidores dos Poderes e do governador

LEIA TAMBÉM

Segurança

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em Taguatinga

15/12/2025
Política

Ministro sobre Mercosul-UE: “Não adianta procurar o acordo perfeito”

15/12/2025
Política

Dosimetria: “Como está, não passa”, diz presidente da CCJ do Senado

15/12/2025
Política

Líder do PL se manifesta sobre possível renúncia de Ramagem

15/12/2025
Política

Janja se manifesta sobre polêmica envolvendo Zezé Di Camargo e SBT

15/12/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

Desafio Cavaco FTV reúne atletas de futevôlei de todo o Tocantins em Tocantínia com apoio da Prefeitura

15/12/2025
Tocantins

Licenciamento de veículos com placas 0 e 9 vence nesta segunda-feira, 15

15/12/2025
Tocantins

Araguaína inaugura novo complexo cultural com sede do Isca e Artpalco

15/12/2025
Tocantins

MPTO lança campanha nacional para reforçar a proximidade e o diálogo com a sociedade

15/12/2025
Palmas

Aeroporto de Palmas prevê alta de 10% no fluxo de passageiros no fim de ano

15/12/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Desafio Cavaco FTV reúne atletas de futevôlei de todo o Tocantins em Tocantínia com apoio da Prefeitura
  • Licenciamento de veículos com placas 0 e 9 vence nesta segunda-feira, 15
  • Araguaína inaugura novo complexo cultural com sede do Isca e Artpalco

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Foto: Higor Batista

Desafio Cavaco FTV reúne atletas de futevôlei de todo o Tocantins em Tocantínia com apoio da Prefeitura

15/12/2025
Buda Mendes/Getty Images

Licenciamento de veículos com placas 0 e 9 vence nesta segunda-feira, 15

15/12/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.