A fotógrafa e artista visual Angel Lima, participa neste mês da 19ª edição do Noviembre Fotográfico, o mais importante festival dedicado à fotografia contemporânea em Cuba. Promovido pela Fototeca de Cuba, o evento acontece de 1º a 30 de novembro, reunindo artistas cubanos e estrangeiros em diversos espaços culturais da capital, Havana.
Angel apresenta fotografias da série “Invisibilidades visíveis” na mostra coletiva da galeria Habana Espacios Creativos, sob curadoria de Catherine Roque e Grethel Morell. A visitação, que será aberta ao público no dia 4 de novembro, dialoga com o tema central do evento — “Sigue buscando en lugares donde no hay nada” — ao transformar superfícies comuns, fragmentos de matéria e marcas do tempo em composições poéticas que revelam memórias, ausências e presenças sutis.
Explorando luz natural e composições minimalistas, a artista propõe uma experiência sensorial que ultrapassa o registro documental, convidando o público a enxergar o invisível por meio de volumes, texturas e efeitos artesanais de luz. “Nesse trabalho, trago uma proposta diferente das minhas últimas produções. Dessa vez, exploro a fotografia experimental e abstrata. É desafiador, mas muito satisfatório testar outras linguagens da luz”, destaca Angel Lima.
Reconhecida por uma trajetória que transita entre a fotografia documental e a experimental, Angel tem como eixo central de sua obra o olhar sensível sobre as culturas afro-indígenas, os territórios do cerrado e as relações de gênero. Ao integrar a programação do Noviembre Fotográfico, realiza sua segunda participação internacional, reafirmando sua presença no circuito da arte contemporânea e ampliando o alcance de sua linguagem visual e poética. A artista estreou no cenário internacional em 2021, com a mostra coletiva feminina Luz del Fuego, realizada em Buenos Aires, na Argentina.
19º Noviembre Fotográfico: sobre o festival
Consolidado como um dos principais eventos dedicados à fotografia contemporânea no mundo, o Noviembre Fotográfico chega à sua 19ª edição reunindo artistas cubanos e de 16 países com projetos individuais e coletivos.
As exposições ocupam importantes espaços culturais da capital cubana, como a Factoría Habana, Habana Espacios Creativos, Fundación Ludwig, Fábrica de Arte Cubano (FAC), Museo Alejandro de Humboldt, Casa Carmen Montilla, Plaza Vieja, Museo Servando Cabrera e o Palacio Conde de Lombillo, entre outros.
Com o tema “Sigue buscando en lugares donde no hay nada”, o festival propõe uma reflexão sobre o olhar fotográfico como ferramenta de descoberta, incentivando artistas a explorar novas percepções e territórios. A programação inclui mostras, conferências, intervenções públicas e projeções cinematográficas e fotográficas ao ar livre em locais como a Plaza Vieja, no centro histórico de Havana.
Como mostra central deste |Noviembre Fotográfico está a exposição “Miradas en Espejos. Brasil y Cuba por Pierre Verger”, dedicada ao fotógrafo franco-brasileiro Pierre Verger, no espaço Factoría Habana, com curadoria de Alex Baradel, Concha Fontenla e Lissette Solórzano e apoio da Embaixada do Brasil em Havana.
Serviço
Evento: 19º Noviembre Fotográfico
Tema do evento: “Sigue buscando en lugares donde no hay nada”
Período: 1º a 30 de novembro de 2025
Local: Havana (Cuba)
Realizadora: Fototeca de Cuba
Obras: Invisibilidade visíveis
Artista: Angel Lima
Abertura: 04 de novembro de 2025 (terça-feira)
Local: Habana Espacios Creativos, Havana (Cuba)
Curadoria: Catherine Roque e Grethel Morell
Promoção: Fototeca de Cuba







