A Polícia Militar do Tocantins (PMTO) intensificou suas ações de patrulhamento, fiscalização e abordagem em todas as regiões do Estado com a realização da Operação Escudo Operacional III. A mobilização ocorreu durante o último fim de semana, nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2025, e demonstrou o compromisso contínuo da Corporação em manter a ordem pública e proteger o cidadão.
O principal objetivo da Operação foi ampliar a presença preventiva da Corporação, fortalecendo as estratégias de enfrentamento ao crime organizado e garantindo a segurança e tranquilidade em todos os 139 municípios tocantinenses.
A ação, que mobilizou um efetivo de 346 policiais militares em caráter ordinário e extraordinário, reforçou o policiamento ostensivo a pé e motorizado nos locais onde houvesse aglomeração de pessoas, bem como realizar bloqueios policiais (blitz) e abordagens em pontos estratégicos das cidades e rodovias estaduais, tanto no perímetro urbano quanto rural, com a finalidade de coibir acidentes de trânsito e o consumo de álcool por condutores de veículos, intensificando a presença da Polícia Militar e transmitindo à população o aumento de segurança e a redução nos índices de ocorrências.
A Operação Escudo Operacional III apresentou resultados no combate direto à criminalidade em todo o Tocantins, com a apreensão de 1,79 kg de entorpecentes e de uma arma branca (faca). Além disso, a ação resultou na prisão em flagrante de 15 pessoas e no cumprimento de um mandado de prisão. No que tange à fiscalização e à segurança no trânsito, dois veículos foram recuperados, 24 veículos apreendidos e 172 autuados.
Os entorpecentes retirados de circulação, juntamente com as prisões realizadas, representam um impacto significativo no enfraquecimento das cadeias de tráfico e crime organizado no estado.
O Comandante-Geral da PMTO, Coronel PM Cláudio Thomaz Coêlho de Souza, enalteceu o desempenho das equipes e a abrangência da operação. “A Operação reflete nossa estratégia de policiamento em todo o território tocantinense. Obter resultados tão expressivos no combate ao tráfico e na preservação da ordem pública em um único fim de semana demonstra a dedicação de nossa tropa e a eficácia de nosso planejamento. A PMTO continuará utilizando o emprego tático e ostensivo de suas forças para garantir que a segurança e a tranquilidade cheguem a todos os municípios do nosso Estado”, ressaltou o Comandante-Geral.
Revisão Textual: Fran Alcântara







