Nesta quarta-feira, 09, a Polícia Militar realizou uma instrução sobre o manuseio do Dispositivo Eletrônico de Controle (DEC) – Spark para 23 militares da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (4ª CIPM). O treinamento ocorreu no Colégio Estadual Lagoa da Confusão e foi ministrado por policiais militares do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE), em Lagoa da Confusão.
O objetivo da instrução é capacitar os policiais militares para o manuseio do DEC Spark, visando habilitar e prover conhecimentos técnicos no uso, manuseio e manutenção do equipamento. O intuito foi otimizar as condições de realização dos policiamentos preventivos, ostensivos e repressivos, sempre primando pela segurança e eficácia na prestação de serviço à sociedade.
A estrutura curricular abrange uma parte geral, com conceitos sobre dispositivos elétricos incapacitantes, características da Spark Z 2.0, histórico e legislação vigente, e uma parte prática, focada em práticas seguras para manuseio e utilização do DEC, além de normas de segurança para os operadores.
Para a Comandante da 4ª CIPM, Major QOPM Joicilene Araújo Barbosa Rezende, “a capacitação contínua de nossos policiais é fundamental para garantir a excelência na atuação da PMTO. O uso adequado do Dispositivo Eletrônico de Controle representa um avanço importante em nossas ferramentas, permitindo uma resposta mais eficaz e segura em diversas situações, sempre com o foco na proteção e bem-estar da comunidade tocantinense.”
Os discentes foram avaliados com conceitos de apto/inapto, baseados no desempenho prático, participação e entendimento teórico dos conteúdos ministrados.