Um piloto de moto aquática foi autuado pelo lbama pela infração de molestamento intencional a baleias, após ficar a uma distância menor do que a permitida dos animais, em Garopaba (SC). O caso aconteceu na última quinta-feira (11). Segundo o órgão, o homem terá de pagar multa no valor R$ 2,5 mil.
Conforme o Ibama, durante uma fiscalização, os agentes flagraram dois homens em uma moto aquática tentando se aproximar de quatro grupos de baleias com filhotes. O piloto disse que chegou a menos de 10 metros de distância dos animais, o que não é permitido.
A Portaria Ibama n° 117/1996 estabelece que a distância mínima que embarcações motorizadas devem manter em relação às baleias é de 100 metros. Essa determinação busca evitar impacto contra os animais, além de minimizar o ruído e não afetar o comportamento deles.
“Toda aproximação indevida, perseguição, barulho excessivo ou uso imprudente de embarcações pode causar sofrimento aos animais, alterar rotas migratórias, separar mães e filhotes, ou provocar acidentes”, explica o agente ambiental Daniel Cohenca.
O piloto autuado também causou temor em pessoas que estavam próximas à orla. Conforme relato do próprio infrator às autoridades, o comportamento dele gerou revolta entre os banhistas.
O Ibama reforça que denúncias de crimes ambientais sejam feitas por meio da Linha Verde: 0800 061 8080.