quinta-feira, 6 de agosto de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Política

Partidos com ministérios ajudaram a derrubar veto de Lula à dosimetria

por Metrópoles
02/05/2026
em Política
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

CompartilharCompartilhar

Partidos que compõem ministérios no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contribuíram para a derrubada do veto do petista ao Projeto de Lei (PL) da Dosimetria. A votação dessa quinta-feira (30/4) ampliou a lista de derrotas de Lula no Legislativo e aprofundou o descompasso entre governo e Congresso.

Levantamento feito pelo Metrópoles mostra que sete partidos contemplados com ministérios votaram a favor do PL que reduz penas dos condenados pelos atos de 8/1 e que também pode favorecer o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O veto do presidente foi derrubado com 318 votos favoráveis na Câmara dos Deputados e 49 no Senado.

ARTIGOSRELACIONADOS

Reprodução/Ascom União Brasil

União lança Professora Dorinha como candidata ao governo do Tocantins

06/08/2026
HUGO BARRETO / METRÓPOLES @hugobarretophoto

Com vice definido, Flávio mira nova fase e reorganiza a campanha

06/08/2026

O levantamento leva em consideração partidos que atualmente comandam pastas e também aqueles que deixaram a Esplanada dos Ministérios até o prazo final para desincompatibilização, no dia 4 de abril, quando alguns ministros deixaram os postos para disputar as eleições de outubro.

Partidos com ministérios que votaram para derrubar veto

O Partido Social Democrático (PSB), partido do vice-presidente Geraldo Alckmin, constituiu uma aliança com o petista desde a campanha eleitoral de Lula em 2022. Apesar da parceria no Palácio do Planalto, a legenda foi uma das que divergiu em votos durante apreciação do Congresso Nacional ao PL da Dosimetria.

Um deputado e três senadores do partido votaram a favor da derrubada do veto de Lula. Além da vice-presidência, o PSB comanda o Ministério da Micro e Pequena Empresa, agora chefiado por Paulo Pereira — indicação do comando nacional da sigla.

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) comanda o Ministério da Previdência, com Wolney Queiroz. Antes dele, o presidente da sigla, Carlos Lupi, também chegou a chefiar a pasta — ele deixou o posto em meio ao escândalo de desvios e fraudes em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O PDT chegou a ensaiar um rompimento com o governo após a saída de Lupi, anunciando inclusive que passaria a ser independente na Câmara. Neste ano, a direção nacional da sigla já sinalizou que deve apoiar a campanha de Lula à reeleição. Na Câmara, o partido deu oito votos pela manutenção do veto e outros dois pela derrubada. No Senado, foram dois votos pela permanência do veto à dosimetria.

Centrão divergiu em votos

Embora se posicione como um dos principais partidos do Centrão e acumule divergências com o governo Lula, o União Brasil também foi uma das siglas com ministérios que divergiu em votos, tendo dois senadores e 40 deputados que votaram a favor da derrubada do veto de Lula — apenas quatro deputados do União votaram pela permanência do veto.

A sigla, no início deste terceiro mandato, chegou a comandar três pastas na Esplanada dos Ministério. Entre os ministérios, o do Desenvolvimento Regional e das Comunicação, que são chefiados por pessoas indicadas por Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado e apontado como um dos precursores da derrota histórica de Lula na rejeição à indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Também é atribuído ao União Brasil o comando do Ministério do Turismo. Deputados federais do União Brasil e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), foram responsáveis por indicar o atual ministro, Gustavo Feliciano.

Outro partido que divergiu na apreciação do PL no Congresso Nacional foi o Movimento Democrático Brasileiro (MDB). A legenda foi alocada na Esplanada dos Ministérios como mais um aceno de Lula ao Centrão e, assim como o União Brasil, também foi favorecido com pastas na gestão Lula.

Entre elas o Ministério dos Transportes, que era comandado por Renan Filho, e o Ministério das Cidades, chefiado por Jader Barbalho. Ambos deixaram os postos para concorrer a cargos nas eleições de outubro.

O Progressistas (PP) e o Republicanos comandavam os ministérios dos Esportes (André Fufuca) e de Portos e Aeroportos (Silvio Costa Filho), respectivamente. Os dois também pediram demissão para disputar as eleições. Na análise do veto de Lula, as duas siglas deram 11 votos pela derrubada e apenas um voto pela manutenção no Senado. Na Câmara, foram 74 votos pela derrubada e 4 pela manutenção.

Enquanto chefiava o Ministério dos Esportes, Fufuca chegou a protagonizar um embate com a cúpula do PP pela permanência dentro da gestão petista.

Comandado pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI), o partido anunciou um desembarque do governo Lula em setembro de 2025. Na ocasião, o União Brasil também fez o mesmo movimento. André Fufuca chegou a ser afastado das funções dentro do partido para seguir à frente do ministério.

Anterior

Governador da Paraíba decreta calamidade pública após fortes chuvas

Próximo

Messias vai se reunir com Lula antes de definir saída da AGU

Próximo
Reprodução/Ricardo Stuckert

Messias vai se reunir com Lula antes de definir saída da AGU

LEIA TAMBÉM

Tocantins

Nota de esclarecimento

06/08/2026
Palmas

Nova programação do Cine Cultura inicia nesta quinta-feira, 6, com dramas alemão e francês, além de romance brasileiro

06/08/2026
Tocantins

Jorge Frederico tem candidatura à reeleição oficializada em convenção do PSDB

06/08/2026
Tocantins

Sesc Tocantins realiza Geekcon Sesc, maior evento de cultura geek do estado

06/08/2026
Saúde

Semana pedagógica fortalece formação de tutores das residências em saúde de Palmas

06/08/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

Em live, Vicentinho estreia nova fase da campanha

06/08/2026
Palmas

Cinco quadras poliesportivas da Capital passam por obras de modernização

06/08/2026
Entretenimento

Após estrear no Tomorrowland Bélgica, HeyDoc! anuncia seu próprio showcase no Amsterdam Dance Event 2026

06/08/2026
Economia

Balança comercial tem superávit de US$ 7,1 bilhões em julho

06/08/2026
Economia

Endividamento das famílias bate recorde e atinge 82%, diz CNC

06/08/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Em live, Vicentinho estreia nova fase da campanha
  • Cinco quadras poliesportivas da Capital passam por obras de modernização
  • Após estrear no Tomorrowland Bélgica, HeyDoc! anuncia seu próprio showcase no Amsterdam Dance Event 2026

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Em live, Vicentinho estreia nova fase da campanha

06/08/2026
Foto: Maria Amélia Castro Alves

Cinco quadras poliesportivas da Capital passam por obras de modernização

06/08/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.