segunda-feira, 15 de junho de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

Parkinson pode ter três tipos diferentes, mostra estudo

Com a ajuda de inteligência artificial, pesquisadores classificaram a doença de acordo com o ritmo em que os sintomas avançam em cada paciente; descoberta, se validada, pode ajudar a aprimorar o tratamento

por CNN
25/07/2024
em Saúde
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Parkinson é segunda doença neurodegenerativa mais comum no mundo Visoot Uthairam/Getty Images

Parkinson é segunda doença neurodegenerativa mais comum no mundo Visoot Uthairam/Getty Images

CompartilharCompartilhar

Uma nova pesquisa, conduzida por pesquisadores da Weill Cornell Medicine, em Nova York, Estados Unidos, descobriu que o Parkinson pode ter três subtipos diferentes, baseados no ritmo em que a doença progride em uma pessoa. As descobertas foram publicadas na revista científica npj Digital Medicine, no dia 10 de julho.

O estudo também descobriu que os diferentes tipos de Parkinson são marcados por genes distintos. Os achados, se validados, podem aprimorar como a doença é tratada, com o uso tanto de medicamentos novos, quanto os já existentes para tratar especificamente cada tipo da doença.

ARTIGOSRELACIONADOS

Magnific

Seis sinais de que o tênis está prejudicando seu desempenho

15/06/2026

Anvisa manda apreender lote de hormônio do crescimento falsificado

15/06/2026

“A doença de Parkinson é altamente heterogênea, o que significa que pessoas com a mesma doença podem ter sintomas muito diferentes”, explica o autor sênior do estudo, Fei Wang, professor de ciências da saúde populacional e diretor fundador do Institute of AI for Digital Health (AIDH) no Departamento de Ciências da Saúde Populacional da Weill Cornell Medicine, em comunicado à imprensa.

“Isso indica que provavelmente não há uma abordagem única para tratá-la. Podemos precisar considerar estratégias de tratamento personalizadas com base no subtipo de doença de um paciente”, acrescenta.

Como o estudo foi feito?

Para definir esses três subtipos, os pesquisadores usaram aprendizado de máquina, um tipo de inteligência artificial, para analisar registros clínicos anônimos de dois grandes bancos de dados. Eles também exploraram o mecanismo molecular por trás de cada subtipo, por meio de análise de perfis genéticos e transcriptômicos (expressão dos genes) dos pacientes.

Por exemplo, um tipo específico de Parkinson teve ativação de genes relacionados à neuroinflamação, ao estresse oxidativo e ao metabolismo. Além disso, a equipe de pesquisadores encontrou diferenças nas imagens cerebrais e fluido cerebrospinal dos três tipos.

Tipos baseados em padrões de progressão

Os pesquisadores classificaram os diferentes tipos de Parkinson com base em seus padrões distintos de progressão, ou seja, como os sintomas evoluem. Com isso, foram definidos três tipos de Parkinson:

  • Inching Pace (PD-I): doenças com gravidade basal leve e velocidade de progressão leve, representando 36% dos participantes do estudo;
  • Moderate Pace (PD-M): casos com gravidade basal leve, mas que avançam em uma velocidade moderada, representando 51% dos participantes;
  • Rapid Pace (PD-R): casos com taxa de progressão dos sintomas mais rápida.

Possíveis medicamentos para os diferentes tipos de Parkinson

Os pesquisadores usaram as descobertas para identificar possíveis candidatos a medicamentos já existentes que poderiam ser reaproveitados no tratamento dos diferentes tipos de Parkinson. Para isso, eles usaram dois bancos de larga escala com dados de mundo real (como prontuários médicos e informações de dispositivos de saúde, por exemplo) de pacientes para confirmar se esses medicamentos poderiam ajudar a reduzir a progressão de Parkinson.

Os bancos de dados utilizados para a análise foram o INSIGHT Clinical Research Network, com sede em Nova York, e o OneFlorida+ Clinical Research Consortium, da Flórida. Ambos são parte da National Patient-Centered Clinical Research Network (PCORnet).

“Ao examinar esses bancos de dados, descobrimos que as pessoas que tomam o medicamento para diabetes metformina parecem ter melhorado os sintomas da doença — especialmente os sintomas relacionados à cognição e quedas — em comparação com aquelas que não tomam metformina”, afirma o primeiro autor do estudo, Chang Su, professor assistente de ciências da saúde populacional e também membro do AIDH na Weill Cornell Medicine.

Esse achado foi observado, principalmente, entre os participantes com o subtipo PD-R, ou seja, com maior taxa de progressão de Parkinson e com maior risco para ter sintomas cognitivos logo no início da doença.

Se as descobertas forem validadas por outros estudos e ensaios clínicos, elas poderão ser ferramentas úteis para o avanço do tratamento da doença.

Anterior

Ferramenta pode prever risco de demência e depressão, diz estudo

Próximo

PSB publica edital de convocação de sua convenção em Palmas

Próximo
Crédito: Divulgação

PSB publica edital de convocação de sua convenção em Palmas

LEIA TAMBÉM

Tocantins

Governo do Tocantins leva Caravana da Cidadania e Justiça para a Parada do Orgulho LGBT+ de Palmas

15/06/2026
Educação

Revista Científica ‘O Quati’ prorroga chamada para submissão de artigos até 20 de julho

15/06/2026
Tocantins

Procon Tocantins encontra variação de até 174% em itens típicos para festas juninas em Palmas

15/06/2026
Tocantins

Parceria entre MovCEU e Conecta Jovem amplia acesso à literatura e à tecnologia no Bico do Papagaio

15/06/2026
Palmas

Câmara de Palmas integra “Junho Vermelho” com ação de doação de sangue nesta 4ª

15/06/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Esportes

Fifa tenta promover jogo entre Israel e Palestina em novo torneio

15/06/2026
Esportes

Empate entre Cabo Verde contra Espanha é o 1° jogo sem gols da Copa

15/06/2026
Política

Após ouvir a população, Vicentinho e Amélio conquistam apoios, ampliam força no sul e sudeste e comemoram que “esperança cada vez mais ganha voz”

15/06/2026
Tocantins

No Bico do Papagaio, Vanderlei Luxemburgo prestigia semifinal regional e consolida presença no norte do Tocantins

15/06/2026
Agricultura e Pecuária

Tocantins conclui estudo sorológico voltado à comprovação da ausência dos vírus da Influenza Aviária e da Doença de Newcastle em plantéis de aves

15/06/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Fifa tenta promover jogo entre Israel e Palestina em novo torneio
  • Empate entre Cabo Verde contra Espanha é o 1° jogo sem gols da Copa
  • Após ouvir a população, Vicentinho e Amélio conquistam apoios, ampliam força no sul e sudeste e comemoram que “esperança cada vez mais ganha voz”

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Christian Charisius/picture alliance via Getty Images

Fifa tenta promover jogo entre Israel e Palestina em novo torneio

15/06/2026
Madison Higham - FIFA/FIFA via Getty Images

Empate entre Cabo Verde contra Espanha é o 1° jogo sem gols da Copa

15/06/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.