O futebol masculino tem quase todos os seus 16 participantes definidos para as Olimpíadas de Paris 2024. Argentina e Paraguai serão os representes da América do Sul. Atual bicampeão, o Brasil ficará fora do torneio pela primeira vez depois de 20 anos.
Falta a definição apenas dos três representantes asiáticos, que sairão do torneio pré-olímpico do continente, entre abril e maio. Uma seleção será definida em repescagem disputada por um país africano e outro asiático.
Veja quem está garantido em Paris 2024:
- ANFITRIÃ: França
- ÁFRICA: Egito, Marrocos e Mali (três vagas da Copa Africana Sub-23)
- AMÉRICA DO SUL: Argentina e Paraguai (Pré-Olímpico)
- ÁSIA: três vagas na Copa da Ásia Sub-23 (abril e maio de 2024)
- AMÉRICAS DO NORTE E CENTRAL: Estados Unidos e República Dominicana (Finalistas da Concacaf Sub-20)
- EUROPA: Espanha, Israel e Ucrânia (Semifinalistas da Euro Sub-21)
- OCEANIA: Nova Zelândia
- Uma vaga em repescagem entre representantes da Ásia e da África
A Inglaterra é atual campeã da Euro Sub-21 e teria vaga nas Olimpíadas, mas não é filiada ao Comitê Olímpico Internacional (COI). As nações britânicas disputam os Jogos como Grã-Bretanha. A última vez que os britânicos estiveram representados no futebol masculino foi em 2012, quando Londres recebeu as Olimpíadas.
Desde então, nunca houve consenso entre Irlanda do Norte, Escócia, País de Gales e Inglaterra em considerar o resultado dos ingleses na Euro Sub-21 como referência para a classificação britânica.
Campeão olímpico com o Brasil em 2016, o técnico Rogério Micale vai tentar seu segundo título, agora no comando do Egito. O futebol masculino em Paris 2024 começa no dia 24 de julho. A medalha de ouro será disputada no dia 9 de agosto, no Parque dos Príncipes.
Comentários sobre este post