Para fortalecer o empreendedorismo e impulsionar o agronegócio, o Governo do Tocantins é parceiro de instituições como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Sistema Faet/Senar), que promovem capacitações para produtores rurais e agropecuaristas durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 25 anos) que, neste ano, tem como tema AgroEvolução.
A programação inclui palestras, workshops, cursos e oficinas, e segue até este sábado, 17, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas. Paralelamente, secretarias estaduais como a da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), da Cultura (Secult) e da Educação (Seduc) também oferecem oficinas ao público.
Na Agrotins 25 anos, o Sebrae está com uma estrutura composta por salas de capacitação e auditório, oferecendo uma programação intensa de palestras, oficinas e workshops voltados ao fortalecimento dos pequenos negócios. Além disso, a entidade atua em colaboração com órgãos governamentais, como a Secult, para apoiar a formalização de artesãos e promover conteúdos voltados à qualificação em vendas; e com a Sics, no incentivo às startups.
“Temos, também, palestra sobre sucessão familiar no agronegócio, um tema cada vez mais relevante para a continuidade e a sustentabilidade das propriedades rurais, com enfoque na transição de negócios entre gerações. Além da programação dessas oficinas, também estamos realizando atendimentos e consultoria aos produtores”, destacou o gerente de capacitação do Sebrae, Bruno Vieira.
O grande destaque na programação de capacitações promovidas pelo Sebrae no evento, na manhã desta quarta-feira, 14, foi a palestra Mais Lucro na Pecuária: Estratégias Práticas para Multiplicar o Resultado do Pecuarista!, ministrada pelo zootecnista referência nacional em gestão pecuária e mestre em Produção Animal pela Universidade Estadual de Maringá, no Paraná, Antônio Chaker, que apresentou caminhos para melhorar a rentabilidade na atividade pecuária.
“Coletamos informações do país inteiro, concentramos e ensinamos onde o produtor pode colocar o foco: como diminuir custos, aumentar a produtividade e liderar a equipe. Essa interação planta uma semente para que as pessoas avancem e evoluam. Acreditamos no agronegócio e, principalmente, no produtor do Tocantins, que está promovendo uma verdadeira transformação no setor. Quando estamos na Agrotins, vemos o poder da feira, que representa a força do estado e do produtor rural”, enfatizou o palestrante Antônio Chaker.
A pecuarista Carine Falter, participante da palestra, salientou a relevância do conteúdo apresentado pelo especialista em gestão pecuária. “Antônio Chaker é uma grande referência nacional, mentor de muitos pecuaristas. Ele nos mostra quais são as métricas realmente relevantes para o nosso negócio. A pecuária precisa se atualizar, compreender as diferenças geracionais e saber quais indicadores devem ser monitorados com mais atenção, para que possamos alcançar mais lucratividade e longevidade na atividade”, pontuou.
Sistema Faet/Senar
O Sistema Faet/Senar também participa da Agrotins 25 anos com estande exclusivo e uma programação com foco na capacitação, na inovação e na valorização do produtor rural. O espaço oferece experiências imersivas que incluem realidade virtual, drones, oficinas culinárias na carreta Agro pelo Brasil, podcasts com personalidades do setor e o desenvolvimento sustentável do agro tocantinense, contemplando jovens, mulheres e produtores de todos os perfis.
Entre os destaques do cronograma desta quarta-feira, 14, estão o 2º Seminário de Patrulhamento Rural da Polícia Militar do Tocantins (PMTO): Patrulha Segurança no Campo se Constrói em Rede; e o 1º Encontro de Jovens Líderes do Agro.
Presente no 2º Seminário de Patrulhamento Rural da PMTO, o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, ressaltou o papel fundamental da corporação na proteção do campo e da população. “A Polícia Militar é uma instituição que nos enche de orgulho, nos representa e dá a segurança necessária para o homem do campo”, reforçou o secretário.
O presidente do Sistema Faet/Senar, Paulo Carneiro, evidenciou a importância da união entre governo e produtores rurais para o fortalecimento do setor produtivo. “O governo se fortalece quando está ao lado do povo do campo. O agro impulsiona o Brasil”, declarou o presidente, durante seu discurso na palestra sobre patrulhamento rural.
Palestras e programação completa
A programação completa da Agrotins, incluindo o mapa do evento, expositores e atrações das entidades parceiras do Governo do Tocantins, está disponível no portal oficial criado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), em conjunto com a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) e a Agência de Tecnologia da Informação (ATI).
Agrotins 25 anos
Com 25 anos de avanços e oportunidades, a Agrotins celebra uma trajetória de crescimento e inovação, consolidando-se como um dos principais eventos do agronegócio no Brasil.
A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, órgãos públicos e instituições de pesquisas e educacionais.