O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), realizou nesta quinta-feira, 20, uma palestra sobre Licenciamento Ambiental com ênfase em Agricultura e Pecuária, ministrada pelo engenheiro agrônomo do Instituto, Henrique Pereira de Oliveira. O evento que ocorreu na 33° Expo Guaraí no Parque de Exposições Agropecuárias Davi Nunes, foi promovido pelo Sindicato Rural de Guaraí (SRG) e contou com o apoio do Governo do Tocantins.
O encontro reuniu aproximadamente 40 participantes, dentre eles, estavam empresários, gerentes bancários da carteira agro, consultores e produtores rurais da região. Segundo o palestrante Henrique Pereira, o objetivo foi orientar o público quanto às exigências legais existentes nos processos de licenciamento que são validados pelo Naturatins. “Essa proximidade com o público do agronegócio é fundamental, pois temos a oportunidade de levar conhecimento atualizado a todos que têm dúvidas em relação aos empreendimentos a serem licenciados”, explicou o engenheiro agrônomo.
O Licenciamento Ambiental tem como objetivo fazer um controle prévio e realizar o acompanhamento de atividades que utilizem recursos naturais, que sejam poluidoras ou que possam causar degradação do meio ambiente. Ele é basicamente um processo administrativo que resulta, ou não, na emissão de uma licença ambiental.
De acordo com o Durval Filho, consultor da Agrotop o evento foi muito produtivo e enriquecedor, “Para iniciarmos os nossos negócios e empreendimentos de forma correta, nada mais coerente do que compreender como o órgão ambiental atua, conhecer a legislação que rege o licenciamento ambiental para trabalharmos em conformidade com a lei. Agradeço ao Naturatins pela disponibilidade de contribuir com esse momento tão importante para o público do agronegócio do nosso estado “, concluiu o consultor.
Orienta Naturatins
Orienta Naturatins levou os atendimentos de licenciamento ambiental, recursos florestais, outorgas d’água e Cadastro Ambiental Rural (CAR) ao público presente na feira.
A ação, lançada em 2020, tem o objetivo de levar os serviços de atendimento da autarquia para mais próximo dos municípios tocantinenses e está alinhada às diretrizes do Governo para levar informações, dar celeridade e reduzir a burocracia em todo o Estado a fim de contribuir com o desenvolvimento econômico do Tocantins.
Comentários sobre este post