sábado, 25 de outubro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Política

Os nomes na disputa ao Senado nos estados a um ano das eleições

Metrópoles por Metrópoles
25/10/2025
em Política
Tempo de leitura: 17 minutos
A A
Os nomes na disputa ao Senado nos estados a um ano das eleições

Foto: Carla Sena/ Metropoles

CompartilharCompartilhar

A cerca de um ano das eleições de 2026 — marcadas para 4 de outubro do ano que vem — pesquisas eleitorais começam a indicar quem larga na frente na disputa pelas cadeiras do Senado Federal.

No próximo pleito, estarão em jogo 54 vagas, o equivalente a dois terços da Casa Alta. Assim, cada unidade da Federação elegerá dois senadores.

ARTIGOSRELACIONADOS

Lula diz que minerais críticos do Brasil ficarão sob controle do governo

Após fala de Lula, governo divulga nota sobre combate ao tráfico

25/10/2025
Deputados mais votados em SP devem ficar de fora das eleições de 2026

Deputados mais votados em SP devem ficar de fora das eleições de 2026

25/10/2025

Veja, estado por estado, como estão os cenários pelas cadeiras na Casa legislativa, segundo pesquisas divulgadas até 22 de outubro.

Região Centro-Oeste

  • Distrito Federal (DF)

Levantamento do instituto Real Time Big Data divulgado em 11 de setembro indica a liderança da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e do governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) para assumir as duas vagas do DF no Senado em 2026.Play Video

Em cenário estimulado, Michelle tem 34% das intenções de voto e Ibaneis alcança 31%. Em terceiro lugar, a senadora Leila do Vôlei (PDT) tem 23% das menções. As deputados federais Erika Kokay (PT) e Bia Kicis (PL) tiveram, respectivamente, 17% e 14%.

O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass (PT), ficou com 13%, e, em última colocação, está o desembargador aposentado Sebastião Coelho (Novo), com 7%.

  • Goiás (GO)

Pesquisa Real Time Big Data divulgada em 9 de setembro aponta que Gracinha Caiado (União), esposa do governador Ronaldo Caiado (União), lidera a corrida ao Senado por Goiás, com 42%.

Na sequência, aparecem o deputado federal Gustavo Gayer (PL), com 31%; o senador Vanderlan Cardoso (PSD), que buscará a reeleição, com 20%; o ex-deputado Major Vitor Hugo (PL), com 12%; e o deputado federal Rubens Otoni (PT), com 11%.

O nome do governador também foi testado no lugar de sua esposa. Na sondagem, ele atinge 56% das menções e Gayer, 31%. Ronaldo Caiado, porém, é pré-candidato à presidência da República.

  • Mato Grosso (MT)

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), é o líder nas intenções de voto para o Senado no estado em 2026, segundo pesquisa eleitoral Real Time Big Data divulgada em 8 de setembro.

Mendes aparece com 49% das menções, 12 pontos à frente da deputada estadual Janaina Riva (MDB), que aparece em segundo lugar com 37%. Na sequência, o ministro da Agricultura e Pecuária Carlos Fávaro (PSD) aparece com 20% e o senador Jayme Campos (União) tem 17% das intenções de voto.

  • Mato Grosso do Sul (MS)

Pesquisa Real Time Big Data de 10 de setembro aponta que o ex-governador Reinaldo Azambuja (PL) é o preferido dos sulmatogrossenses na corrida ao Senado.

Em um dos cenários, Azambuja aparece com 42% das preferências. Em segundo e terceiro lugar, aparecem o senador Nelsinho Trad (PSD), com 27%, e o ex-deputado estadual Capitão Contar (PRTB), com 26%.

Na simulação que inclui o nome da ministra do Planejamento Simone Tebet (MDB), ela tem 31% das menções, enquanto Azambuja aparece com 34%.

Região Norte

  • Acre (AC)

O atual governador do Acre, Gladson Cameli (PP), lidera a disputa para o Senado em três cenários estimulados pelo instituto Paraná Pesquisas. Sondagem é de 25 de setembro.

Em segundo, terceiro e quarto lugar aparecem, respectivamente, os nomes do senador Marcio Bittar (PL), do ex-senador Jorge Viana (PT) e da ex-deputada federal Jéssica Sales (MDB).

Nas simulações, Cameli chega a alcançar 45,7% das intenções de voto; Bittar atinge 27,4%; Viana, 24,4%; e Sales, 23,1%.

  • Amapá (AP)

A primeira-dama de Macapá, Rayssa Furlan (MDB), e o senador Randolfe Rodrigues (PT) despontam como líderes nas intenções de voto para o Senado pelo Amapá, de acordo com sondagem Real Time Big Data de 14 de outubro.

No cenário simulado, Furlan tem 29% das menções e Randolfe, 21%. Na sequência, aparecem o senador Lucas Barreto (PSD) com 11%, e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (PDT), que chega a 8%. O deputado federal Acácio Favacho (MDB) ocupa a quarta posição, com 6%.

  • Amazonas (AM)

Sondagem do instituto Perspectiva Mercado e Opinião de 18 de setembro evidencia quem está à frente na disputa para ocupar duas vagas do Amazonas no Senado Federal: o senador Eduardo Braga (MDB) tem 43% das intenções de votos e o deputado federal Alberto Neto (PL) possui 37%.

O governador Wilson Lima (União Brasil) aparece em terceiro lugar, com 32% dos votos, seguido pelo senador Plínio Valério (PSDB), com 9,9%; e pelo vereador Sargento Salazar (PL), com 27%.

  • Pará (PA)

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), aparece como o líder de intenções de voto para ocupar uma das duas cadeiras do Senado pelo estado, com 41% das intenções de voto. Ele não poderá concorrer à reeleição em 2026 porque está no segundo mandato.

Segundo levantamento do instituto Real Time Big Data de 13 de outubro, em um dos cenários, a segunda cadeira está empatada entre o deputado federal Éder Mauro (PL) e o ex-governador do Pará Paulo Rocha (PT). Ambos tem 16% das menções.

O atual ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), aparece na sequência, com 7%.

  • Rondônia (RO)

O deputado federal Dr. Fernando Máximo (União Brasil) aparece com favorito para o Senado em Rondônia. O parlamentar também lidera a corrida para o governo do estado, de acordo com pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas divulgada em 18 de agosto

Para a Casa Alta, Máximo tem 46,1% das intenções de votos. Para a segunda vaga, disputam o governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil) e a deputada federal Silvia Cristina (PL), com 33,5% e 31,6% das menções, respectivamente.

Na simulação em que o nome do senador Marcos Rogério (PL) aparece na disputa, ele alcança o segundo lugar, com 32,8%.

  • Roraima (RR)

A ex-prefeita de Boa Vista Teresa Surita (MDB) e o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), lideram cenários para uma eventual disputa ao Senado pelo estado em 2026. É o que mostra pesquisa do instituto Real Time Big Data divulgada em 15 de outubro.

Em um primeiro cenário, Surita aparece com 24%, ante 22% de Denarium. Em seguida, os senadores Chico Rodrigues (PSB) e Mecias de Jesus (Republicanos) empatam, com 13%.

No segundo panorama testado, sem a ex-prefeita, o governador lidera com 23%, contra 15% do ex-senador Romero Jucá (MDB). Rodrigues e Mecias continuam empatados, com 14%.

  • Tocantins (TO)

A corrida eleitoral para senador do Tocantins em 2026 mostra o governador do estado, Wanderlei Barbosa (Republicanos), como líder na disputa, com 28%. O levantamento é do instituto Real Time Big Data de 16 de outubro. Recentemente, Barbosa foi afastado do cargo por suspeita de corrupção.

O segundo colocado é o senador Eduardo Gomes (PL), que tenta reeleição e tem 19%. Na sequência, aparecem os deputados federais Carlos Gaguim (União) e Alexandre Guimarães (MDB), empatados com 12%. O deputado Vicentinho Jr. (PP) e o senador Irajá (PSD) aparecem em seguida, também empatados, com 11% das menções.

Região Nordeste

  • Alagoas (AL)

O senador Renan Calheiros (MDB), que está em seu quarto mandato na Casa Alta, aparece na frente dos concorrentes para permanecer no cargo em 2026, de acordo com sondagem do instituto Paraná Pesquisas divulgado nessa quarta-feira (22/10).

No cenário panorama testado, Renan tem 41% dos votos. O deputado federal Alfredo Gaspar (União) aparece em segundo lugar, com 36,4% das menções, seguido pelo deputado federal e ex-presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP), com 34%.

Considerando que a pesquisa tem margem de erro de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos, Renan e Gaspar estão tecnicamente empatados. O mesmo acontece entre Gaspar e Lira.

Em quarto e quinto lugar, aparecem o ex-deputado estadual Davi Davino Filho (Republicanos), e o deputado Paulão (PT), com 24,3% e 15,9% das intenções, respectivamente.

  • Bahia (BA)

O ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa (PT), tem 26% das intenções de voto em uma provavél corrida em 2026, mostra pesquisa Real Time Big Data de 22 de setembro.

Rui Costa é seguido pelo atual senador Angelo Coronel (PSD), que contabiliza 17% das menções.

O levantamento também mostra o ex-ministro da Cidadania do governo Jair Bolsonaro (PL), João Roma (PL), com 11%. Ele é seguido pelo senador Adolfo Viana (PSDB), com 6%.

  • Ceará (CE)

De acordo com a pesquisa Real Time Big Data divulgada em 29 de setembro, o senador Cid Gomes (PSB) e o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) estão empatados na liderança para o Senado Federal no Ceará.

Cid aparece com 21% das intenções de voto e Roberto tem 18%. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Na sequência, o deputado estadual Pastor Alcides Fernandes (PL) e o ex-deputado Capitão Wagner (União) possuem 14% cada. Em seguida, registram 9% das menções a ex-deputada Priscila Costa (PL) e o ex-senador Chiquinho Feitosa (Republicanos).

  • Maranhão (MA)

De acordo com pesquisa Real Time Big Data divulgada em 1º de outubro, o governador Carlos Brandão (PSB) e o senador Weverton Rocha (PDT) lideram a disputa pelo Senado no Maranhão em 2026.

No primeiro cenário testado, Brandão aparece com 28% das intenções de voto, enquanto Weverton tem 24%. Em uma segunda simulação, os dois ampliam seus percentuais: Brandão alcança 31% e Weverton, 26%.

Já em um terceiro cenário, sem a presença de Brandão, Weverton lidera com 31%. Em seguida, estão o ministro do Esporte, André Fufuca (PP), com 12%, a senadora Eliziane Gama (PSD), com 10%, e o vice-governador Felipe Camarão (PT), com 8%.

  • Paraíba (PB)

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), lidera todos os cenários testados para uma possível disputa ao Senado no estado, segundo pesquisa divulgada pelo instituto Real Time Big Data em 25 de setembro. Ele já está em seu segundo mandato e não pode se reeleger no mesmo cargo.

No primeiro cenário, Azevêdo aparece à frente com 27%, seguido pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), com 18%. Em seguida, estão o ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (PSD), com 13%; o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga (PL), com 10%; e o deputado estadual Nabor Wanderley (Republicanos), com 8%.

  • Pernambuco (PE)

O senador Humberto Costa (PT), o presidente do União Brasil em Pernambuco Miguel Coelho (União) e o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) lideram, nesta ordem, a disputa pelo Senado, segundo pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas divulgada em 12 de agosto.

Em dois cenários testados, Humberto Costa aparece na frente com 43,2% das intenções de voto. No primeiro, é seguido por Miguel Coelho (36,7%); no segundo, por Eduardo da Fonte (32%).

  • Piauí (PI)

Pesquisa do instituto Real Time Big Data divulgada em 30 de setembro mostra quem está liderando a corrida por duas vagas ao Senado do Piauí em 2026.

No primeiro cenário testado, o senador Marcelo Castro (MDB) aparece na frente com 28% das intenções de voto, seguido pelo deputado federal Júlio César (PSD), com 21%. Ambos contam com o apoio de Lula e do governador Rafael Fonteles.

Já o candidato ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — o senador Ciro Nogueira (PP) — tem 18% das intenções.

  • Rio Grande do Norte (RN)

O senador Styvenson Valentim (PSDB) é o favorito na corrida pela eleição ao Senado no Rio Grande do Norte. É o que mostra pesquisa do instituto Real Time Big Data divulgada em 26 de setembro.

Em seguida aparecem o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos), com 16%; a senadora Zenaide Maia (PSD) e a governadora Fátima Bezerra (PT), ambas com 12%; e o Coronel Hélio Oliveira (PL), com 10%.

  • Sergipe (SE)

Pesquisa Real Time Big Data divulgada em 15 de setembro revela empate técnico entre sete possíveis candidatos ao Senado por Sergipe. O dado mais chamativo, no entanto, é que 40% dos entrevistados declararam voto nulo, em branco ou ainda estão indecisos. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Considerando que todos os nomes são potenciais vencedores, veja os resultados:

  • Eduardo Amorim (PSDB), ex-deputado federal: 11%;
  • Edvaldo Nogueira (PDT): 10%;
  • Rodrigo Valadares (União), deputado federal: 9%;
  • André Moura (União), ex-deputado federal: 9%;
  • Rogério Carvalho (PT), senador: 7%;
  • Adailton de Valmir (PL), prefeito de Itabaiana: 5%;
  • Alessandro Vieira (MDB), senador: 5%;
  • Márcio Macedo (PT), ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República: 4%;
  • Nulo/Branco: 20%;
  • Não sabem/Não responderam: 20%.

Região Sudeste

  • Espírito Santo (ES)

Levantamento Real Time Big Data de 7 de outubro aponta que o o atual governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), é o líder nas intenções de voto para o Senado.

Em um dos panoramas, Casagrande tem 33% da menções entre os eleitores. Na sequência aparecem o senador Sergio Meneguelli (Republicanos) (15%); o deputado federal Da Vitória (PP) (11%); e o senador Fabiano Contarato (PT) (10%).

  • Minas Gerais (MG) 

Levantamento Paraná Pesquisas de 8 de outubro mostra que a corrida eleitoral para as duas vagas do Senado em Minas Gerais será acirrada.

O deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) e o senador Carlos Viana (Podemos-MG) lideram as intenções de voto. Na margem de erro, de 2,6 pontos percentuais, os dois estão empatados tecnicamente. Aécio acumula 27,6% das menções e Viana tem 24,9%.

Em terceiro lugar, aparece o deputado federal Mauricio do Vôlei (PL), com 16,8%. Em seguida, empatados numericamente com 13,3%, estão: a deputada federal Duda Salabert (PDT) o secretário Marcelo Aro (PP) e o deputado Rogério Correia (PT).

  • Rio de Janeiro (RJ)

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) são apontados como favoritos ao Senado Federal pelo Rio de Janeiro nas próximas eleições. O cenário foi apresentado pelo levantamento divulgado pela Paraná Pesquisas em 1º de setembro.

Flávio Bolsonaro aparece na liderança, com 33,4% das intenções de voto, seguido por Benedita, com 26,4% na pesquisa estimulada.

O terceiro, quarto e quinto lugar são ocupados, respectivamente, pelo governador Cláudio Castro (PL), com 25%; o ex-deputado federal Washington Reis (MDB), com 14,9%; e o deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos), com 14,4%.

  • São Paulo (SP)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) aparecem como favoritos para conquistar as duas cadeiras de São Paulo no Senado que estarão disponíveis nas eleições de 2026, segundo levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado em 14 de outubro.

A pesquisa considera dois cenários. No primeiro, Haddad lidera a lista com 37,8% das intenções de voto, enquanto o filho 03 do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 32,4%. Em terceiro, aparece o secretário da Segurança Pública do estado, Guilherme Derrite (PP), com 20,8% dos votos.

No outro cenário, o instituto simulou situação sem os favoritos e com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) na disputa. Nesse caso, Alckmin lidera com 41,8% dos votos, e Derrite aparece com 23,5% das intenções.

Região Sul

  • Paraná (PR)

Os líderes na disputa pelas duas cadeiras do Senado pelo Paraná são o atual governador Ratinho Júnior (PSD) e a jornalista Cristina Graeml (Podemos), conforme sondagem do Paraná Pesquisas divulgada em 13 de agosto.

Foram testados dois cenários. No cenário 1, o governador tem 66,5% das intenções e é seguido pela jornalista, com 35,2%. Depois aparecem o ex-senador Osmar Dias (PDT) (30,5%), o deputado federal Filipe Barros (PL) (16,6%) e o deputado federal Zeca Dirceu (PT) (11,5%).

Entre os nomes testados no cenário 2, Graeml lidera com 39,5%. Na sequência aparecem Osmar Dias (36,7%), Alexandre Curi (22,6%), Filipe Barros (22,6%) e Zeca Dirceu (13,6%).

  • Rio Grande do Sul (RS)

Pesquisa do Instituto Methodus divulgada em 24 de setembro aponta o deputado federal Paulo Pimenta (PT) como líder na disputa ao Senado pelo Rio Grande do Sul.

No cenário estimulado do levantamento, Pimenta lidera com 32,8% das intenções de voto, seguido de perto pela ex-deputada federal Manuela D’Ávila (sem partido), que tem 30,7%.

Em terceiro lugar aparece o atual governador Eduardo Leite (PSD), com 17%. Mais abaixo estão os deputados federais Marcel Van Hattem (Novo) (7,1%) e Sanderson (PL) (4,8%), e o senador Luiz Carlos Heinze (PP) (2,9%). Votos brancos e nulos somam 3,2%, e 1,4% dos entrevistados não souberam responder.

  • Santa Catarina (SC)

A pesquisa eleitoral da Neokemp Pesquisas divulgada em 25 de setembro aponta o favoritismo de parlamentares do PL na disputa pelas duas vagas no Senado.

No primeiro cenário, o vereador Carlos Bolsonaro (PL) alcança 32,5%, seguido pela deputada federal Caroline de Toni (PL), com 18,1%, e o ex-deputado Décio Lima (PT), com 15,9%. Os candidatos são seguidos pelo senador Espiridião Amin (PP), com 9,5%; pelo deputado federal Carlos Chiodini (MDB), com 4,5%; e pelo deputado federal Gilson Marques (Novo), com 4,3%.

Na segunda simulação, Carlos tem 32,4%; de Toni, 20,9%; Décio, 15,2%; Espiridião, 11%; e Chiodini, 4,8%.

Anterior

Deputados mais votados em SP devem ficar de fora das eleições de 2026

Próximo

Após fala de Lula, governo divulga nota sobre combate ao tráfico

Próximo
Lula diz que minerais críticos do Brasil ficarão sob controle do governo

Após fala de Lula, governo divulga nota sobre combate ao tráfico

LEIA TAMBÉM

Segurança

Homem é preso pela PM por furto e casal por receptação em Colinas

25/10/2025
Segurança

Polícia Militar do Tocantins prende mulher por furto em Augustinópolis

25/10/2025
Segurança

PMTO publica retificação do edital do concurso com novas orientações para o TAF

25/10/2025
Palmas

Prefeitura de Palmas garante transporte coletivo de qualidade e eficiente para usuários

25/10/2025
Palmas

Prefeitura de Palmas e estudantes de Psicologia realizam roda de conversa com pessoas em situação de rua

25/10/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Educação

Três projetos de escolas da rede estadual são premiados na 2ª Feira de Ciência e Engenharia do IFTO de Porto Nacional

25/10/2025
Educação

Estudantes farão a prova da 2ª fase da Olimpíada de Matemática neste sábado, 25

25/10/2025
Educação

Tocantins contribui com debates sobre Educação Quilombola em seminário do MEC

25/10/2025
Educação

Sisu 2026 aceitará notas das edições do Enem de 2023, 2024 e 2025

25/10/2025
Tocantins

Desembargador João Rigo aposentará e TJTO abre seleção pelo critério de antiguidade

25/10/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Três projetos de escolas da rede estadual são premiados na 2ª Feira de Ciência e Engenharia do IFTO de Porto Nacional
  • Estudantes farão a prova da 2ª fase da Olimpíada de Matemática neste sábado, 25
  • Tocantins contribui com debates sobre Educação Quilombola em seminário do MEC

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Três projetos de escolas da rede estadual são premiados na 2ª Feira de Ciência e Engenharia do IFTO de Porto Nacional

Três projetos de escolas da rede estadual são premiados na 2ª Feira de Ciência e Engenharia do IFTO de Porto Nacional

25/10/2025
Estudantes farão a prova da 2ª fase da Olimpíada de Matemática neste sábado, 25

Estudantes farão a prova da 2ª fase da Olimpíada de Matemática neste sábado, 25

25/10/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.