O PL, de Jair Bolsonaro, vai ingressar com um pedido de informação na Casa Civil sobre a viagem da primeira-dama Rosângela Silva para representar o Brasil nas Olimpíadas de Paris.
A solicitação deve ser feita pelo gabinete da deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC). O partido quer saber quanto o governo brasileiro gastou com a viagem e detalhes das agendas da primeira-dama.
Janta retornou para o Brasil neste domingo. O governo informou que ela fez a viagem em avião de carreira e se hospedou na embaixada do Brasil em Paris.
O pedido do PL, ao qual a CNN teve acesso, questiona ainda por que o governo brasileiro mandou como representante do país alguém sem cargo oficial.
E pergunta se há “precedente de viagens oficiais realizadas por primeiras-damas como representante governamental”.
A agenda de Janja não tem sido informada aos veículos de imprensa, mesmo quando se tratam de eventos considerados oficiais.
No sábado (27), por exemplo, Janja participou da inauguração da Casa Brasil. Ela também convidou prefeitos franceses para fazer parte da Aliança Global contra a Fome, depois de se encontrar com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo.
Até o momento, a primeira-dama evitou responder perguntas de jornalistas, que descobriram as agendas oficiais por parte de autoridades francesas.
A falta de transparência tem sido criticada até mesmo por parlamentares de esquerda. Para eles, a primeira-dama poderia ter aproveitado a pauta positiva para melhorar a imagem do governo.
Comentários sobre este post