Na manhã desta segunda-feira, 18, a Polícia Civil do Tocantins, por meio da 99ª Delegacia de Polícia de Paranã, participou de uma audiência pública realizada em parceria com a Câmara de Vereadores do município. A iniciativa integrou as ações da Operação Shamar, mobilização nacional voltada ao enfrentamento da violência contra a mulher.
O objetivo do encontro foi debater estratégias de enfrentamento, fomentar ideias e propor encaminhamentos para políticas públicas de proteção às vítimas. O evento contou com a presença da secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, que destacou os programas já disponíveis às mulheres em situação de violência.
Também participaram vereadores, a primeira-dama Débora Bessa, representando o prefeito, e a secretária Márcia Cristina, que ressaltaram a importância das ações da operação.
Durante a audiência, o oficial investigador Átila Lima apresentou dados sobre a Operação Shamar, explicando seus objetivos, área de atuação e números de ocorrências registradas. Já o delegado titular da 99ª DP de Paranã reforçou a atuação da Polícia Civil no combate a todos os tipos de violência.
A programação contou ainda com palestra ministrada pela delegada Vanusa Regina de Carvalho, titular da Delegacia da Mulher de Arraias, que abordou a evolução histórica da Lei Maria da Penha. “A Lei Maria da Penha é uma conquista fundamental para a proteção das mulheres. Mas, além dela, é preciso que a sociedade esteja atenta e que cada denúncia seja feita, porque somente assim conseguimos quebrar o ciclo da violência e salvar vidas”, destacou a delegada.
Operação Shamar
A Operação Shamar 2025 é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Segurança Pública, e tem como foco ações integradas de prevenção, conscientização e repressão à violência contra a mulher em todo o Estado.