sexta-feira, 12 de junho de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Brasil

Operação mira juiz e advogados suspeitos de manipular decisões na Paraíba

O esquema investigado teria gerado prejuízos a instituições financeiras e idosos

por CNN
11/12/2024
em Brasil
Tempo de leitura: 2 minutos
A A
Agentes do Ministério Público da Paraíba • MPPB/Divulgação

Agentes do Ministério Público da Paraíba • MPPB/Divulgação

CompartilharCompartilhar

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (11), a Operação Retomada, que apura indícios de uma organização criminosa envolvida na manipulação de decisões judiciais para prejudicar instituições financeiras e, especialmente, idosos.

Entre os alvos da operação estão um juiz de direito e três advogados. Nesta manhã, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em residências dos investigados e no Fórum da Comarca de Gurinhém.

ARTIGOSRELACIONADOS

Clima: ciclone extratropical e frente fria derrubam termômetros; veja

12/06/2026
Divulgação / Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen)

Cnen confirma exposição a material radioativo em servidores do Ipen

12/06/2026

De acordo com o Ministério Público, associações fraudulentas ajuizaram ações coletivas na Comarca de Gurinhém, sem qualquer vínculo com os supostos associados, que residem em diferentes estados do país.

O objetivo dessas ações era obter vantagens ilícitas, manipulando o sistema judicial e causando prejuízos significativos tanto aos idosos quanto ao sistema financeiro.

O esquema

No caso de uma associação de defesa do consumidor, as ações judiciais buscavam a suspensão de descontos de empréstimos consignados diretamente nas folhas de pagamento de servidores públicos, permitindo a liberação indevida da margem consignável para novos empréstimos.Play Video

Já uma associação de assistência a aposentados e pensionistas simulava a homologação de descontos em folha, sob a falsa justificativa de contribuição associativa, utilizando acordos fraudulentos com idosos que, em sua maioria, desconheciam ou não compreendiam as implicações desses contratos.

As investigações apontam uma atuação sistemática e articulada da organização criminosa, envolvendo um juiz de direito e três advogados.

Segundo o Gaeco, as práticas não apenas lesam diretamente os direitos de pessoas idosas, muitas vezes vulneráveis, mas também desestabilizam a confiança no sistema financeiro e judicial.

A operação

A operação desta quarta-feira contou com a participação de sete promotores de Justiça, 21 agentes do Gaeco e 20 policiais civis.

A ação foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) e pela Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa (CCrimp), com o apoio da Polícia Civil.

Os mandados foram expedidos pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, no contexto de uma investigação que apura fortes indícios de fraude no sistema judicial.

Segundo o MPPB, as investigações continuam para aprofundar a apuração dos fatos e garantir a responsabilização de todos os envolvidos.

Anterior

Guardas Municipais do Rio são presos por envolvimento em sequestro e extorsão

Próximo

STJ mantém liberdade provisória de Nego Di em decisão unânime

Próximo
Nego Di, comediante e influenciador digital • Reprodução/Redes sociais

STJ mantém liberdade provisória de Nego Di em decisão unânime

LEIA TAMBÉM

Esportes

Morre Brito, zagueiro campeão do mundo em 1970 e ícone da seleção brasileira

12/06/2026
Segurança

Polícia Civil deflagra contra grupo responsável por onda de violência em Miracema do Tocantins

12/06/2026
Tocantins

Governo do Tocantins celebra reconhecimento das quebradeiras de coco babaçu como manifestação da cultura nacional

12/06/2026
Tocantins

Governador do Tocantins inaugura reforma da unidade da Adapec em Taipas

12/06/2026
Tocantins

Pavimentação da TO-387: “Ligação entre Conceição e Taipas fortalece logística e economia regional”, afirma Dorinha

12/06/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Educação

Nova estrutura de 100 mil litros entra na fase final de construção e reforçará abastecimento de água no Câmpus de Palmas

12/06/2026
Educação

Pequi marca presença em banca sobre ecossistemas de inovação promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina

12/06/2026
Esportes

Homem é preso em flagrante pela PM por furto qualificado e resistência em Porto Nacional

12/06/2026
Economia

Saiba quais são os “vilões” que fizeram inflação subir 0,58% em maio

12/06/2026
Economia

Preços da construção civil sobem 0,36% em maio, diz IBGE

12/06/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Nova estrutura de 100 mil litros entra na fase final de construção e reforçará abastecimento de água no Câmpus de Palmas
  • Pequi marca presença em banca sobre ecossistemas de inovação promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina
  • Homem é preso em flagrante pela PM por furto qualificado e resistência em Porto Nacional

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Reservatório Central no Câmpus de Palmas da UFT. A nova estrutura integra as ações de fortalecimento da infraestrutura hídrica da universidade e contribuirá para ampliar a segurança e a regularidade do abastecimento de água na unidade. (Foto: Divulgação/UFT)

Nova estrutura de 100 mil litros entra na fase final de construção e reforçará abastecimento de água no Câmpus de Palmas

12/06/2026
O coordenador do Parque de Empreendedorismo, Qualidade Socioambiental e Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Tocantins (Pequi-UFT), Silon Procath, participa nesta sexta-feira, 12, da banca de avaliação das soluções desenvolvidas na disciplina Habitats de Inovação em Rede, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com o Sapiens Park e o Inpetu Hub (UFSC). O evento será on-line, com transmissão pelo canal da Via Estação de Conhecimento no YouTube, reunindo especialistas e profissionais da área para avaliar propostas voltadas ao fortalecimento de ecossistemas de inovação e ao desenvolvimento de soluções inovadoras. O coordenador do Pequi, Silon Procath, reforça a inserção do parque tecnológico em debates nacionais sobre inovação, empreendedorismo e desenvolvimento regional, além de ampliar o intercâmbio de experiências com instituições de referência no país. "Participar desta banca representa uma oportunidade de contribuir com iniciativas que buscam fortalecer os ecossistemas de inovação no Brasil. Os habitats de inovação desempenham um papel fundamental ao conectar conhecimento, empreendedorismo e desenvolvimento econômico, criando ambientes propícios para o surgimento de soluções que impactam positivamente a sociedade. Para o Pequi, essa troca de experiências com instituições e especialistas de diferentes regiões do país é essencial para fortalecer nossa atuação e ampliar as oportunidades de inovação e ao desenvolvimento sustentável do Tocantins e da região do Matopiba", pontua. O Pequi atua na promoção da inovação, do empreendedorismo e da transferência de tecnologia, com foco em áreas estratégicas como AgTechs, BioTechs e FoodTechs, áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Tocantins e da região Amazônica e do Matopiba.

Pequi marca presença em banca sobre ecossistemas de inovação promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina

12/06/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.