Nos municípios de Ipueiras, Brejinho de Nazaré, Porto Nacional, Lajeado, Palmas, Tocantínia e Miracema a fiscalização ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizou no período de 24 de junho a 1º de julho mais uma etapa da Operação Guardiões do Lago, que objetiva proteger os recursos pesqueiros do lago da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães e conscientizar a comunidade sobre a importância desses recursos.
Entre as atividades desempenhadas, os fiscais dialogaram com pescadores amadores e profissionais e destacaram a importância do uso consciente dos recursos pesqueiros. Os pescadores foram alertados sobre boas práticas de pesca sustentável e a necessidade de preservar os ecossistemas aquáticos para garantir a continuidade das atividades pesqueiras no futuro.
A abordagem educativa realizada durante a operação teve como objetivo sensibilizar os pescadores para a importância da conservação dos recursos naturais e promover a conscientização sobre a necessidade de uma pesca responsável, conforme destaca o diretor de Proteção e Qualidade Ambiental do Instituto, coronel Edvan de Jesus Silva. “Nossos fiscais reforçaram a importância do respeito às normas ambientais para assegurar a sustentabilidade dos recursos pesqueiros e a preservação dos ecossistemas aquáticos. O compromisso e a determinação da equipe do Naturatins em promover a conservação ambiental e a fiscalização efetiva refletem a importância atribuída à proteção dos ecossistemas aquáticos e à garantia da sustentabilidade dos recursos naturais”, pontuou.
Sobre a operação
As ações da Operação são realizadas em duas frentes: fiscalização aquática e terrestre, além de educação ambiental com o objetivo de proteger o lago. A operação conta com o apoio de instituições parceiras, como o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED), Marinha do Brasil (CFAP), Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos e Meio Ambiente de Porto Nacional, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Fundação Municipal do Meio Ambiente (FEMA) de Palmas, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Guarda Metropolitana Ambiental.
Comentários sobre este post