Na manhã desta quarta-feira, 28, equipes da Energisa, Polícia Civil e Polícia Militar realizaram uma ação de combate ao furto e fraudes de energia elétrica em Palmas. Ao todo, foram desativadas 53 ligações clandestinas na região Norte da capital.
Somente no primeiro semestre deste ano, 29.655 MWh de energia foram desviados no Tocantins. Para ilustrar, esse volume seria suficiente para atender aproximadamente 12 mil clientes por um ano ou abastecer uma cidade do porte de Araguatins pelo mesmo período.
“É necessário que a população compreenda os riscos e os prejuízos do furto de energia elétrica e se conscientize sobre a importância de utilizá-la de maneira responsável e legal, garantindo a segurança e o bem-estar de todos”, orienta o coordenador de Medição e Combate a Perdas, Ricardo Pedrosa de Brito.
E, quando se fala em furto de energia elétrica, logo surge a pergunta: quem paga pelo gato? De acordo com a regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), parte desse custo vai para a tarifa de energia que, no caso do Tocantins, é menor que 1%, uma das mais baixas do país. Mas, o que muitas vezes não é levado em conta é o risco que essa prática representa não só para quem está fazendo a ligação clandestina, mas para toda a comunidade.
Acidente com choque elétrico, iniciar um incêndio e até óbito são alguns dos perigos que quem furta energia corre. A fraude compromete a segurança das instalações elétricas, pode causar sobrecarga e curto-circuito, queima de equipamentos e até impactar negativamente a qualidade do fornecimento de energia.
E, para identificar, regularizar e aplicar a lei nas autuações em flagrante, a concessionária de energia conta com o apoio da Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Praticados contra Concessionárias de Serviços Públicos. “Trata-se de um crime previsto no Artigo 155, Parágrafo III do Código Penal e que prevê uma pena de um a quatro anos de reclusão e multa. Mas é importante frisar que, além de responder a um processo criminal, a pessoa está colocando a sua vida em risco, ou seja, é algo que não vale a pena”, destaca a delegada titular da DRCSP – Palmas, Lucélia Marques.
Mas, existe outro agente importante nessa equação, diretamente impactado pelas fraudes: o consumidor regular. “Denunciar ligações clandestinas é essencial, pois, no final, todos os usuários acabam arcando com os custos desse crime”, explica o coordenador.
Dados
Em 2023, a quantidade de energia furtada foi de 35.492 MWh. Um balanço feito pela Concessionária em parceria com a Polícia Civil mostrou que, no ano passado, 31.918 inspeções conjuntas foram realizadas e 4.085 casos de furtos foram identificados. Além disso, foram registrados 139 boletins de ocorrências, o que equivale a uma média de um a cada três dias.
A denúncia de furto de energia pode ser feita de forma simples e anônima. Para isso, basta entrar em contato com a Energisa por meio de um dos canais de atendimento como call center no número 0800 721 3330, site energisa.com.br, Facebook ou Twitter, agência de atendimento presencial da sua cidade, pelo aplicativo Energisa On ou ainda pelo WhatsApp da Gisa, no endereço www.gisa.energisa.com.br.