Uma operação coordenada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apreendeu 10,8 mil litros de azeite de oliva fraudados em um centro de distribuição de supermercados em Osasco (SP) nesta segunda-feira (24/2). O produto pertence à marca Azapa e não era puro, como determina a lei, para a distribuição e venda. Continha vários óleos misturados.
A apreensão ocorreu três dias após o Ministério da Agricultura anunciar que a marca Azapa está proibida de comercializar azeite de oliva por causa de fraude. Além dela, a Doma também foi vetada depois que amostras analisadas no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA)identificaram outros óleos vegetais na composição do liquido produzido por ambas.
Hugo Caruso, diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov), destaca que a retirada do líquido do comércio evitou problemas de saúde e também prejuízos financeiros aos consumidores do Rio Grande do Sul, onde o produto foi fiscalizado e coletado para análise, e também em São Paulo, onde seria distribuído.
“Trata-se de um produto caracterizado como fraudulento por conter mistura de outros óleos vegetais”.
Ainda conforme o Mapa, os 10,8 mil litros de azeite de oliva apreendidos serão destinados para fins industriais, como produção de biodiesel, ou inutilizados sob supervisão de órgãos ambientais.
Como identificar a fraude?
A melhor forma de identificar a irregularidade no azeite de oliva é em laboratório, mas como o teste não é possível para os consumidores, a Câmara Setorial de Olivicultura de São Paulo orienta a seguir as dicas abaixo:
- Azeites são melhores quando jovens, ou seja, é indicado comprar o produto mais novo da prateleira;
- O limite para um azeite ficar fechado é de até dois anos. Por isso, olhe no rótulo e compre no mesmo ano em que foi extraído;
- O azeite deve estar longe da luz e do calor;
- Observe se a parte em volta da tampa está vedada e sem entrada de ar;
- A função da embalagem é preservar as qualidades e características. O mais confiável é quando o azeite está em uma garrafa de vidro de cor escura;
- Desconfie de preços muito abaixo da média do mercado;
- Conferir a lista de produtos irregulares apreendidos em ações do Mapa;
- Não comprar azeite a granel.