A primeira grande onda de frio que atinge o Brasil neste ano deve resultar em novos recordes de temperaturas mínimas em pelo menos oito capitais brasileiras nesta semana.
As capitais Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo, Campo Grande, Cuiabá, Rio Branco e Porto Velho devem ter o dia mais frio do ano na próxima sexta-feira (30).
A capital mais fria do Brasil deve ser Curitiba, que deve registar apenas 2°C, mais de sete graus de diferença do recorde do último dia 11, de 9,5°C. A capital gaúcha, Porto Alegre, que bateu o recorde de frio deste ano na última sexta-feira (23), deve atingir a casa dos 7°C, contra os 9,2°C registrados na semana passada. Já Florianópolis, que atingiu os 13,7°C em abril, deve ficar na casa dos 11°C.
Na região Sudeste, os paulistanos devem esperar temperaturas na casa dos 8°C na próxima sexta. Neste ano, a menor temperatura registrada também aconteceu no mês de maio, com 13,3°C.
Já na região Centro-Oeste, as capitais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem ter suas mínimas do ano batidas entre quinta-feira (29) e sexta-feira (30), com 17ºC em Cuiabá e 7ºC em Campo Grande.
As capitais Rio Branco e Porto Velho, na região Norte do país, também devem ser afetadas pela massa de ar polar que atinge a região Centro-Sul. As cidades devem registrar mínimas de 15°C e 17ºC, cerca de 6ºC abaixo da média para o mês na região.