Estudantes, professores e comunidade podem se inscrever na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) Aberta para Todos. A inscrição poderá ser realizada até o dia 1º de novembro, no portal www.onhb.com.br, e a taxa de inscrição é gratuita para alunos de escolas públicas. Outra vantagem para os estudantes é que estes poderão obter bolsas de iniciação científica júnior ofertadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
No ato da inscrição, a pessoa deverá informar a modalidade, se participará de forma individual ou em grupo. Na categoria grupo, os interessados podem convidar amigos e familiares e formar equipes com duas ou seis pessoas. Os professores também poderão formar uma equipe com três estudantes.
Essa olimpíada é destinada a qualquer pessoa com idade acima de 12 anos, e o objetivo é ampliar o acesso ao conhecimento sobre a História do Brasil. As pessoas interessadas devem acessar os conteúdos destinados a estudantes do ensino fundamental e médio. As provas propõem reflexões e debates, além de História, há também assuntos relacionados à geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo e atualidades.
A olimpíada será gratuita para as escolas públicas, já as instituições privadas e os indivíduos pagarão uma taxa simbólica no valor de R$ 5 por participante.
A olimpíada será realizada em três fases com cinco questões de múltiplas escolhas e uma tarefa. E a quarta etapa será composta por uma tarefa. As provas serão realizadas no período de 11 de novembro a 7 de dezembro. Todas as fases são on-line e têm duração de uma semana, espaço para ser utilizado para que os participantes pesquisem e debatam as questões apresentadas.
A ONHB é uma realização da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com o apoio do CNPq e da Associação Nacional de História (Anpuh), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) e do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).