Com o objetivo de desenvolver e implementar um programa de capacitação para os pequenos agricultores que participam de associações no Estado, o Sebrae Tocantins e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) assinaram um Termo de Cooperação Técnica. O acordo, fechado durante a Agrotins 2024, é uma importante ferramenta para promover a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável no campo, ao mesmo tempo que propõe fortalecer a agricultura familiar e fomentar a economia local.
Edgley Rodrigues, analista do Sebrae, pontua que os pequenos agricultores enfrentam desafios para participar efetivamente dos editais lançados pela Conab, devido a questões como falta de capacitação técnica, burocracia e desconhecimento dos processos. No entanto, a partir desta parceria com o Sebrae, o processo, segundo ele, será facilitado. “O empreendedor rural, com a ajuda da instituição, compreenderá todo o processo e saberá quais são seus direitos e obrigações diante da participação no programa”, reforça.
Para o superintendente da Conab Tocantins, Marco Túlio do Nascimento, essa parceria com o Sebrae será um ponto crucial no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Na sua visão, a instituição tem uma rede de conhecimento capaz de disseminar e levar informação nos 139 municípios do Tocantins. “Além disso, o PAA tem o foco em promover a justiça social e a sustentabilidade ambiental, uma vez que, ele é um passo importante nessa direção, capacitando os agricultores para serem protagonistas do seu próprio desenvolvimento”, finaliza. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)
Comentários sobre este post