As certificações internacionais Abitur e IB são aceitas em alguns vestibulares realizados no Brasil. Embora tenham basicamente a mesma finalidade, elas contam com algumas diferenças.
O Abitur é o exame que conclui o ensino médio na Alemanha e é exigido por toda instituição de ensino superior alemã. Nessa modalidade, é permitido o ingresso em universidades no país.
A aplicação do Abitur é semelhante ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A diferença é que, ao contrário da prova brasileira, o alemão só pode ser prestado uma única vez e sua nota serve para toda a vida. São cinco provas específicas que variam de acordo com a área que o aluno pretende seguir na universidade: humanas, exatas ou biológicas.
Segundo o Instituto Goethe, que promove a língua e cultura alemãs, o Abitur é oferecido no Brasil aos alunos de colégios alemães bilíngues. Isto é, que ensinam português e alemão. Além de ensinarem alemão como primeira língua estrangeira, esses colégios seguem um parâmetro curricular alemão na formação dos alunos. Após o término do curso, o aluno pode se candidatar a uma vaga na universidade sem qualquer impedimento.
Já o IB (International Baccalaureate) é uma fundação educacional suíça que engloba escolas internacionais. O objetivo é manter o mesmo programa em todas as escolas parceiras, para que crianças que mudem de um país para outro não necessitem ter a revalidação ou avaliação do currículo escolar. No Brasil, mais de 14 escolas fazem parte da rede de IB World Schools.
Na lista de vestibulares nacionais que aceitam as duas certificações está o do Centro Universitário São Camilo, em São Paulo. A instituição está, até o dia 15 de maio, com as inscrições abertas para o curso de medicina.