“O Agente Secreto” foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na disputa por uma indicação na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (15).
O filme de Kleber Mendonça Filho estreou no Festival de Cannes em maio, onde foi premiado por Melhor Direção e Ator, e já conquistou o público internacional. Agora, ele pode tentar repetir o feito histórico de “Ainda Estou Aqui” na principal premiação de Hollywood. Veja abaixo a trajetória do filme até aqui.
Ambientado no Recife de 1977, o longa é um thriller político, que acompanha Marcelo, um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
A produção é estrelada por Wagner Moura (“Tropa de Elite”), Maria Fernanda Cândido (“Terra Nostra”), Gabriel Leone (“Dom”), Isabél Zuaa (“O Nó do Diabo”), Alice Carvalho (“Cangaço Novo”) e mais.
Como é feita a escolha da Academia Brasileira de Cinema?
A Academia Brasileira de Cinema forma a Comissão de Seleção, responsável por escolher o filme brasileiro para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional na 98ª edição do Oscar, que acontece em 2026.
O comitê é composto por 15 membros titulares, sendo 12 eleitos em votação entre os sócios(as) da Academia e outros 3 (três) membros indicados pela diretoria, todos profissionais do ambiente cinematográfico brasileiro, mas não necessariamente associados à Academia.
Para se candidatar à vaga de filme brasileiro indicado para concorrer na categoria Melhor Filme Internacional do Oscar, a obra deve ter sido lançada no país entre 1º de outubro de 2024 e 30 de setembro de 2025 e ser exibido publicamente pela primeira vez, por sete dias consecutivos ao menos, em um cinema comercial com fins lucrativos em benefício de seu produtor e exibidor.
Caso a estreia comercial do filme ocorra em datas posteriores ao encerramento da chamada para a inscrição pela Academia (10 de agosto de 2025), como é o caso de “O Agente Secreto”, a produtora responsável deverá enviar uma carta à Academia Brasileira de Cinema, assinada conjuntamente com distribuidor do filme, especificando a data de estreia, cinema, cidade e o número mínimo de 7 dias consecutivos de exibição até o prazo máximo estabelecido.
Os filmes candidatos não podem ter sido exibidos em televisão aberta, fechada ou plataformas OTT/Streaming antes de seu lançamento comercial nas salas de cinemas.
Os membros recebem os links dos filmes inscritos exclusivamente na plataforma da Academia para visionamento, através de login e senha pessoais e intransferíveis.
A Comissão se reuniu no dia 8 de setembro para a escolha de uma pré-lista de seis títulos entre todos os inscritos. Nesta segunda-feira (15), reuniram-se novamente para o anúncio da escolha do representante.
A trajetória de “O Agente Secreto” até aqui
Apesar de ainda não ter sido lançado nos cinemas brasileiros, o filme já começou uma jornada internacional – semelhante com a de “Ainda Estou Aqui”, mas talvez com ainda mais buzz ao Oscar, tendo entrando em listas de revistas especializadas como um possível candidato à premiação.
A estreia de “O Agente Secreto” aconteceu em maio no Festival de Cannes. O título fez parte da Seleção Oficial e foi a produção mais premiada do evento, vencendo Melhor Direção e Ator, além do prêmio da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci).
Em seguida, o filme passou por outras cidades europeias, como Paris e Breslávia, até fazer sua estreia no América do Norte nos festivais de Telluride em Utah, nos Estados Unidos, e de Toronto, no Canadá; na Austrália e Nova Zelândia, em festivais locais; e no Peru, no Festival de Cine de Lima. O filme tem estreia confirmada em mais 90 países ao redor do globo.
Já a jornada nacional teve início na cidade de Kleber Mendonça Filho e onde o filme se passa: Recife. As primeiras sessões foram realizadas no dia 10 de setembro nos cinemas São Luiz e Teatro Parque. Depois foi a vez da capital federal receber a produção. “O Agente Secreto” foi o filme de abertura do Festival de Brasília.
Agora parte para o Olhar do Norte, em Manaus (16/9); Maranhão na Tela (18/9); CineBH (23/9); Cine Ceará (24/9); e Festival do Rio (data a ser divulgada), em sessões que fazem parte da série de exibições especiais que o longa terá pelo país, antes de chegar às salas de todo país oficialmente, no dia 6 de novembro, com distribuição da Vitrine Filmes.