A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) tem realizado capacitações de introdução aos novos concursados nos cargos de agentes comunitários de saúde e agente de combate a endemias. O treinamento visa apresentar as formas de trabalho, aprimorar o conhecimento de Vigilância em Saúde e também ensinar a utilizar as sistematizações do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante o mês de julho, a Semus conseguiu fechar duas turmas com os novos empossados. O curso tem duração de cinco dias e cada turno é destinado para áreas distintas. A coordenadora da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), Benta Figueiredo, foi uma das instrutoras das turmas de Vigilância Ambiental. Dois dos temas abordados por ela foram as arboviroses e o papel dos agentes no combate à dengue, zika e chikungunya.
A recém-empossada agente comunitária de saúde, Suelma Karen Barbosa Gomes, foi lotada na Unidade de Saúde da Família (USF) Francisco Júnior, localizada na Arso 41 (403 Sul). Ela revela que está ansiosa para desempenhar sua função. “Todos os temas estão sendo abordados com muita qualidade e clareza. Isso vai nos ajudar a estar na linha de frente na comunidade, a criar um vínculo, acolher a nossa população e levar mais saúde a todos”.
Comentários sobre este post