sexta-feira, 3 de abril de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Política

Novo ministro da Justiça, Lewandowski cita infiltração do crime em órgãos públicos e fala em aprofundar aliança com estados e municípios

Cerimônia de posse aconteceu nesta quinta-feira (1º), em Brasília; presidente Lula e ex-ministro Flávio Dino também discursaram

CNN por CNN
01/02/2024
em Política
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça Reprodução

Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça Reprodução

CompartilharCompartilhar

Durante cerimônia de posse nesta quinta-feira (1º), em Brasília, o novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, citou a infiltração do crime organizado em órgãos públicos e defendeu aliança entre os entes federativos como uma das soluções a serem adotadas por sua gestão.

“Já há notícias de que, tal como ocorre em outras nações, o crime organizado começa a infiltrar-se em órgãos públicos, especialmente naqueles ligados à segurança e a multiplicar empresas de fachada para branquear recursos obtidos de forma ilícita. Isso lhes permite expandir a sua ação deletéria sob territórios cada vez maiores, dificultando o seu controle por parte das autoridades estatais”, afirmou.

ARTIGOSRELACIONADOS

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Atlas/Intel no Paraná: Moro tem 51,5% e Requião 28,4% para o governo

02/04/2026
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

“Quem defende ditadura não deveria ser candidato”, diz Alckmin

02/04/2026

O ministro dedicou boa parte de seu discurso falando sobre ações relacionados à segurança pública — classificada por ele como “uma das maiores preocupações da cidadania” atualmente — e o combate às organizações criminosas.

Lewandowski salientou que “não há soluções fáceis para tais problemas”, mas defendeu ação conjunta com estados e municípios.

“É preciso aprofundar as alianças com estados e municípios, que, constitucionalmente, detém a responsabilidade primária pela segurança pública nas respectivas jurisdições. É preciso superar a fragmentação federativa e estabelecer um esforço nacional conjunto para neutralizar as lideranças das organizações criminosas e confiscar os seus ativos, porque elas não podem sobreviver sem recursos”, disse.

Na avaliação do novo chefe da pasta, o “combate à criminalidade e à violência, para ter êxito, precisa ir além de uma permanente e enérgica repressão policial, demandando a execução de políticas públicas que permitam superar esse verdadeiro apartheid social que continua segregando boa parte da população brasileira”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-ministro da Justiça Flávio Dino também discursaram no evento. Outras autoridades, como o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, compuseram a mesa.

Quem é Ricardo Lewandowski

Enrique Ricardo Lewandowski tem 75 anos e é natural da cidade do Rio de Janeiro. Formou-se em ciências políticas e sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) em 1971. Dois anos mais tarde, graduou-se em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (FDSBC).

É mestre (1980), doutor (1982) e livre-docente em direito de Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1994). Obteve ainda o título de Master of Arts, na área de relações internacionais, pela Fletcher School of Law and Diplomacy, da Tufts University, nos Estados Unidos.

Lewandowski exerceu a advocacia entre 1974 e 1990, tendo sido conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em São Paulo entre 1989 e 1990. Ele ocupou também os cargos de Secretário de Governo e de Assuntos Jurídicos de São Bernardo do Campo – entre 1984 e 1988 – e também de presidente da Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo (Emplasa) no biênio 1988-1989.

O novo ministro da Justiça ingressou na magistratura como juiz do Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo, pelo Quinto Constitucional da classe dos advogados (1990 a 1997). Foi promovido desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), por merecimento, onde integrou, sucessivamente, a Seção de Direito Privado, a Seção de Direito Público e o Órgão Especial (1997 a 2006). Foi eleito e exerceu o cargo de vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) entre 1993 e 1995.

Em 2006, foi indicado ao STF por Lula para substituir o ministro Carlos Velloso, cargo que ocupou até abril de 2023. No Supremo, Lewandowski foi revisor da Ação Penal 470, popularmente conhecida como “Mensalão”. Exerceu a Presidência da Corte entre os anos de 2014 e 2016, tendo inclusive liderado o julgamento do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff no Senado Federal.

Foi também ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 2006 e 2012, presidindo a Corte de 2010 a 2012, ocasião em que coordenou as eleições presidenciais de 2010, nas quais defendeu a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa.

Fonte: CNN
Via: Renata Souza, da CNN
Anterior

Em posse, Lula diz que Lewandowski não precisa ter compromisso com membros levados por Dino: “Sua equipe é você que monta”

Próximo

Cappelli assume agência do governo de olho em 2026, mergulha nas eleições municipais e marca reunião com Tabata

Próximo

Cappelli assume agência do governo de olho em 2026, mergulha nas eleições municipais e marca reunião com Tabata

Comentários sobre este post

LEIA TAMBÉM

Brasil

Ré por injúria racial no RJ, argentina paga R$ 97 mil e deixa o Brasil

02/04/2026
Saúde

Entenda como o intestino pode explicar o seu cansaço e irritação

02/04/2026
Brasil

Prefeitura de Maceió inaugura espaço gratuito para pessoas com autismo

02/04/2026
Economia

“Pix é do Brasil e ninguém vai fazer a gente mudar”, diz Lula.

02/04/2026
Segurança

Semana Azul: Instituto de Identificação promove mutirão para emissão da CIN para pessoas com TEA em Palmas

02/04/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Palmas

Páscoa dos Sonhos 2026 leva encanto e tradição ao Parque Cesamar em Palmas

02/04/2026
Tocantins

Tocantins abre 1,3 mil novos postos formais de trabalho

02/04/2026
Palmas

Feiras de Palmas funcionam normalmente durante feriado e Páscoa

02/04/2026
Tocantins

Senador Eduardo Gomes amplia base política com apoio de Amastha e Lucas Campelo e reforça aliança com Dorinha

02/04/2026
Palmas

Semana Azul: Instituto de Identificação promove mutirão para emissão da CIN para pessoas com TEA em Palmas

02/04/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Páscoa dos Sonhos 2026 leva encanto e tradição ao Parque Cesamar em Palmas
  • Tocantins abre 1,3 mil novos postos formais de trabalho
  • Feiras de Palmas funcionam normalmente durante feriado e Páscoa

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Janílson Machado Barbosa levou toda a família e promete voltar todos os dias - Crédito: Edu Fortes

Páscoa dos Sonhos 2026 leva encanto e tradição ao Parque Cesamar em Palmas

02/04/2026
Governo do Tocantins impulsiona geração de empregos formais com saldo positivo em fevereiro (Foto: Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins)

Tocantins abre 1,3 mil novos postos formais de trabalho

02/04/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.