Na quinta-feira, 09 de outubro, é celebrado o Dia Mundial da Visão. A data, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma oportunidade para a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) chamar a atenção para os perigos que podem causar problemas como a cegueira e a deficiência visual.
A médica oftalmologista e coordenadora do Banco de Olhos do Tocantins (Boto), Ana Beatriz Dias alerta. “A exposição precoce às telas na criança, por tempo prolongado, pode trazer vários problemas, além de problemas comportamentais, dificuldade de concentração, problemas sociais, de convivência. Tem muitos estudos já mostrando uma alta incidência de miopia atualmente pelo uso exagerado de tela, principalmente na criança e adolescente. O desenvolvimento da miopia, às vezes, é elevado e progressiva”.
“É muito importante, a recomendação da sociedade brasileira de pediatria é que não haja tela zero até os dois anos de idade, e dependendo da idade, uma exposição pequena, de meia hora a, no máximo, duas horas, depende da idade da criança. Do adolescente, mas reforçando que o ideal seria que não se tivesse uma exposição frequente de tela na infância, principalmente. No adulto, os principais sintomas são cansaço visual e sensação de olho seco pela exposição por tempo prolongado”, recomendou a especialista.
A paciente Marcilene Lopes realiza acompanhamento no HGP e fala sobre a trajetória sobre sua visão. “O transplante foi uma forma encontrada e fiz cirurgia em 2022 do olho direito e esse ano a do olho esquerdo. Estou me recuperando, está sendo maravilhoso, transplante bem sucedido, graças a Deus. E sigo fazendo acompanhamento, mas está sendo maravilhoso, eu ainda não enxergava nada. Tenho mais qualidade de vida e segurança para andar na rua e fazer as minhas atividades”.
Dicas de prevenção
Adotar algumas dicas são importante para saúde dos olhos: evitar coçar os olhos; usar protetor ocular sempre que houver risco de algo atingir seus olhos; lavar os olhos com bastante água limpa, caso caia qualquer líquido neles; usar óculos ou lentes de contato apenas quando prescritos por médico oftalmologista; tomar cuidado com maquiagens, pois algumas podem provocar alergia; utilizar óculos escuros em ambientes com claridade excessiva e procurar o oftalmologista periodicamente.
Serviço no Estado
Os cidadãos tocantinenses contam com o Banco de Olhos do Tocantins (Boto), de responsabilidade do Governo do Tocantins, que funciona nas dependências do Hospital Geral de Palmas (HGP). O local realiza a captação e a preservação de tecidos oculares que serão fornecidos à Central de Transplantes do Tocantins (CETTO) para distribuição, que possibilitará os transplantes que atendam à demanda do estado e do país.