quinta-feira, 1 de outubro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Política

Natureza escolheu o RS para ser alerta de problema grave no mundo, diz Barroso

Presidente do STF afirma que mudanças climáticas são “questões definidoras do nosso tempo” e que a Corte vai se esforçar para conciliar interesses sobre marco temporal de terras indígenas

por CNN
20/05/2024
em Política
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
Em sua fala, o presidente do STF citou três dificuldades para enfrentamento às mudanças climáticas
Vinicius Doti/Fundação FHC

Em sua fala, o presidente do STF citou três dificuldades para enfrentamento às mudanças climáticas Vinicius Doti/Fundação FHC

CompartilharCompartilhar

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, disse nesta segunda-feira (20) que as mudanças climáticas e a proteção ambiental fazem parte do que chamou de “grandes questões definidoras do nosso tempo”, e que o aquecimento global está mudando a vida no planeta.

“A natureza escolheu, infelizmente, tragicamente, o Rio Grande do Sul para ser o grande alerta de que há um problema grave e urgente ocorrendo no mundo e que precisamos enfrentar”, afirmou.

ARTIGOSRELACIONADOS

“É para cuidar das pessoas que a política existe”, diz Dorinha em Taquaralto

01/10/2026
Foto: Divugação

Com 3 mil pessoas em dois comícios, Ricardo Ayres encerra campanha em Porto Nacional

01/10/2026

“Tirando guerra e pobreza, destacaria como grande tema de preocupação na atualidade, por aqueles que se interessam pelos direitos humanos, as mudanças climáticas e a inteligência artificial, a preocupação de mantê-la numa trilha ética e que sirva bem à humanidade.”

A declaração foi feita no plenário do STF, durante cerimônia de instalação do 167º Período Ordinário de Sessões da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

Participaram do evento, ao lado de Barroso, a presidente da CIDH, juíza Nancy Hernández, o vice-presidente da Corte, juiz Rodrigo Mudrovitsch, o advogado-geral da União, Jorge Messias, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, e o ministro do STF Gilmar Mendes.

Em sua fala, Barroso citou três dificuldades para o enfrentamento às mudanças climáticas.

“A primeira é que ainda existe algum grau relevante de ignorância e negacionismo, apesar de a quase totalidade dos cientistas testemunharem que é a ação do homem na Terra que está provocando esse conjunto de fenômenos que vêm abalando a condição de vida”, afirmou.

Outros dois problemas, conforme o magistrado, são o fato de consequências graves da mudança climática se derem na próxima geração, o que leva a política a deixar de adotar medidas no presente, e a necessidade de uma ação coordenada internacional para enfrentar o tema.

“Nenhum país tem condições de, isoladamente, equacionar a questão climática e, por via de consequência, organismos internacionais vêm se empenhando em relação a esse tema”, declarou.

Marco temporal

Barroso citou casos julgados pela Corte com relação à proteção ambiental, entre eles o do marco temporal para demarcação de terras indígenas.

Conforme o ministro, o Supremo vai fazer um “esforço de conciliação” para “diminuir a tensão” sobre o assunto e “encontrar uma solução comum possível entre o Congresso e os interesses das comunidades indígenas”.

A tese que estabelece que os indígenas só têm direito às terras que estivessem ocupando ou disputando em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, foi julgada inconstitucional pelo STF em 2023.

Em resposta, o Congresso aprovou uma lei criando esse marco. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez vetos no projeto, mas eles foram derrubados pelo Congresso, em dezembro. A lei está em vigor desde então.

Ações no STF que tratam de pontos dessa lei têm a relatoria do ministro Gilmar Mendes.

Em abril, ele determinou a suspensão de todos os processos judiciais que discutam a constitucionalidade da lei que estabelece um marco temporal e enviou a discussão para tentativa de conciliação.

Foi determinado que todas as entidades que entraram com ações a respeito do tema, chefes dos poderes Executivo e Legislativo, Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentem propostas para discussão das ações.

Anterior

Lewandowski defende reforma constitucional para acompanhar evolução da criminalidade

Próximo

Dino mantém afastamento de desembargadores da Lava Jato determinado pelo CNJ

Próximo
Gustavo Moreno/SCO/STF

Dino mantém afastamento de desembargadores da Lava Jato determinado pelo CNJ

LEIA TAMBÉM

Tocantins

Jairo Santos está de volta à Record Tocantins e estreia hoje no comando do Cidade Alerta

01/10/2026
Saúde

Planejamento familiar e pré-natal ofertados no SUS fortalecem o cuidado com a mãe e o bebê

01/10/2026
Palmas

Sede da Secretaria da Saúde de Palmas não terá atendimento presencial nesta sexta-feira, 2

01/10/2026
Palmas

Prefeitura de Palmas dá início a elaboração de Minuta da Política Municipal de Resíduos Sólidos

01/10/2026
Esportes

Torcida de Portugal se volta contra seleção após saída de Cristiano Ronaldo

01/10/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

COLUNA DO LEAL

Site de relacionamento origina caso de estelionato sentimental em Palmas

01/10/2026
Tocantins

Sebrae Tocantins apresenta Jalapão e turismo religioso de Porto Nacional a comunicadores na ABAV

01/10/2026
Tocantins

Divulgado resultado final dos editais do Fundo Cultural do Tocantins

01/10/2026
Palmas

Educação de Palmas publica 956 benefícios funcionais para servidores em 2026

01/10/2026
Educação

Unitins oferta mais de 2 mil vagas em cursos presenciais e EaD no Vestibular 2027

01/10/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Site de relacionamento origina caso de estelionato sentimental em Palmas
  • Sebrae Tocantins apresenta Jalapão e turismo religioso de Porto Nacional a comunicadores na ABAV
  • Divulgado resultado final dos editais do Fundo Cultural do Tocantins

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Site de relacionamento origina caso de estelionato sentimental em Palmas

01/10/2026

Sebrae Tocantins apresenta Jalapão e turismo religioso de Porto Nacional a comunicadores na ABAV

01/10/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.