Por Kleidiane Araújo/Governo do Tocantins
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) promoveu a 42ª reunião ordinária do Conselho Consutivo do Parque Estadual do Cantão (CCPEC). O encontro foi realizado nesta quinta-feira, 25, no Centro de Visitação do Parque, município de Caseara.
Durante o encontro, foram discutidos temas como as atualizações sobre o processo de revisão do Plano de Manejo, projeto Restaura Cantão e o Termo de Compromisso com os torrãozeiros.
Participaram da reunião representantes do conselho, de órgãos das esferas pública e privada, e de instituições de ensino, na qual foram abordados temas relevantes, como a programação de visitação no PEC, a adesão ao projeto Um Dia no Parque e as atividades de divulgação dos pontos turísticos da região do Cantão. O próximo encontro foi definido para o dia 27 de novembro.
A diretora de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Pela Ribeiro, destacou que o encontro foi importante para entender as necessidades dos conselheiros da região. “Foram discutidos pontos extremamente relevantes para a gestão da Unidade de Conservação (UC), e a reunião foi muito produtiva, pois contou com ampla participação. Os próprios conselheiros levantaram questões cruciais que permitirão à unidade definir encaminhamentos importantes, especialmente em relação ao uso público e ao plano de manejo. Entendemos que, sem a participação efetiva dos conselheiros e a integração entre as instituições, não é possível garantir a proteção efetiva do parque nem promover o crescimento consistente do PEC. Como diretora, posso afirmar que a reunião foi extremamente positiva e satisfatória”, ressaltou.
O representante da Associação dos Pequenos Produtores da Ilha Bananal, Cantão e dos Torrões, Sebastião José da Cruz, ressaltou a importância do momento de debate. “O encontro foi fundamental para ouvirmos os conselheiros e avançarmos nas discussões. A participação de todos e o diálogo evidenciam a relevância deste espaço de debates”, destacou.
A professora Conceição Previeiro enfatizou a importância da diversidade de vozes no Conselho durante a reunião. “O encontro é sempre positivo, pois a participação de diferentes atores da sociedade civil e do governo contribui significativamente para as decisões sobre a gestão da Unidade de Conservação. É um momento essencial de debate e de busca por melhores práticas para o Parque do Cantão”, ressaltou.
O representante da comunidade tradicional dos Torrãozeiros, Éder Esdras Galberto Pereira, destacou a relevância da reunião para discutir as questões da comunidade e as atualizações sobre o plano de manejo do parque. “Tivemos um encontro muito produtivo, no qual abordamos diversos temas, incluindo a implementação de atividades esportivas em alguns lagos e outros desafios enfrentados pela comunidade. Como amante do turismo, escolhi focar em iniciativas relacionadas a turismo, agroecologia e extrativismo, áreas fundamentais para o nosso desenvolvimento. Na minha ilha, conhecida como Ilha do Tazã, estamos desenvolvendo diversas ações turísticas, como turismo de contemplação e observação de aves. Ainda estamos na fase inicial de estruturação, construindo moradias e infraestrutura básica para o turismo, como trilhas com bancos e mesas, enquanto identificamos os pontos mais bonitos da natureza para observação da fauna e flora. Hoje, como Torrãozeiro e condutor local turístico, estou comprometido em garantir que todos da comunidade tenham a oportunidade de participar dessas atividades”, enfatizou.