O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) divulgou nesta quinta-feira, 15, a relação das entidades habilitadas para concorrer a uma vaga no Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão, referente ao biênio 2025/2027. A lista final das instituições selecionadas será publicada nesta sexta-feira, 16.
Ao todo, 32 entidades foram habilitadas, sendo 14 representantes do poder público e 18 da sociedade civil. Entre as instituições, estão a Prefeitura Municipal de Abreulândia; a Colônia dos Pescadores Profissionais de Araguacema (Z5-Copesca); a Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Tocantins (ADSTO); a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet); a Fundação ABC para Assistência e Divulgação Técnica Agropecuária; e a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Tocantins (Semarh). A lista completa pode ser acessada aqui.
Para consultar o edital completo e obter todas as informações, os interessados podem acessar este link.
Conselho Gestor
O Conselho Gestor é um espaço de participação institucional entre poder público e a sociedade civil, com o objetivo de apoiar a gestão da Unidade de Conservação e seu entorno, buscando a conciliação entre seus conflitos, envolvendo a conservação, a proteção e uso dos recursos naturais. Sua finalidade é contribuir para a efetiva implantação e cumprimento dos objetivos da Unidade de Conservação.