Com uma decoração que conta com 6 milhões de pontos de luz, espalhados nos 571 mil m² da Praça dos Girassóis, mais de 700 peças natalinas, a Vila do Papai Noel atrai visitantes de Palmas e outras localidades.
Nessa quinta-feira, 19, oitavo dia de programação contou com apresentações do Coral da Apae de Porto Nacional, Braguinha Barroso e Coral AD 12.
No palco montado na ala norte da Praça dos Girassóis a primeira atração cultural foi a Coral Vozes da Esperança, da Apae de Porto Nacional, que cantou e encantou os presentes com cânticos que remetem ao Natal.
O coral é formado por 30 pessoas entre alunos e professores da instituição.
Para a diretora da instituição portuense, Irisnalva Barbosa de Lima, o sentimento foi de orgulho e gratidão pela oportunidade de participar desse projeto da Gestão Estadual.
“Muito grata ao Governo do Tocantins por nos oportunizar participar de um projeto maravilhoso como esse. Não tem preço ver o rosto deles, o sorriso, a alegria deles, em participar desse momento, desse ambiente, desse clima natalino. Eles estão encantados, emocionados e isso contagia a gente também”, contou.
Também se apresentaram no palco o Coral Assembleia de Deus – AD12, o cantor Ledson Bessa, Marcos e Diovanny e Braguinha Barroso.
A Vila do Papai Noel disponibiliza para os visitantes um ambiente com brinquedos, estandes com diversas opções de comidas e bebidas, banheiros químicos e segurança reforçada pela Polícia Militar do Tocantins (PMTO).
O Natal de Luz do Governo do Tocantins, além de incorporar o clima natalino no seio das famílias, movimenta toda a economia local, gerando emprego e renda para artistas, demais setores da economia criativa, ambulantes e outros.
O palmense Vitor Ferraciole Correia, que estava acompanhado da esposa Luana e da pequena Joana, elogiou a estrutura, a organização e a decoração.
“O clima de Natal é muito legal e isso aqui motiva as pessoas virem passar as festas natalinas com a família em Palmas. É um lugar apropriado para trazer a família, se reunir sem esquecer o sentido maior que é comemorar o nascimento de Jesus“, frisou, lembrando ainda, a importância da filha sentir esse clima natalino desde cedo para entender o significado do Natal.
” Ela precisa ter contato com a data, com as coisas importantes para incorporar esse sentimento do nascimento de Jesus desde criança”, afirmou.
Dona Maria Rosa Ribeiro, de Araguaína, e o amigo Fagner Andrade, morador de Vila Rica, no Mato Grosso, parabenizaram o Governo do Tocantins pela iniciativa.
“É um clima contagiante, de família, que remete ao nascimento de Cristo. Quero voltar novamente”. Fagner, que já conhecia Palmas, destacou que está tudo bem diferente de outras ocasiões. “Bem diferente comparado a anos anteriores que visitei Palmas. “A estrutura é melhor, o espaço é melhor, o formato de alimentação, o formato de luzes também é mais acessível para a população. Achei muito bonito, bem organizado,” comentou.
O ambulante Luciano Alves Assunção enfatizou que a movimentação de visitantes no Natal de Luz na Praça dos Girassois é uma oportunidade para vender mais e incrementar o orçamento familiar.
“Tá bem melhor que outras estruturas montadas nos anos anteriores e graças a Deus estou vendendo bem e certamente vai melhorar o orçamento para poder fazer uma boa comemoração natalina com a família”, ressaltou.
A vendedora de pipocas e churros Maria da Penha também afirmou que essa estrutura montada pelo Governo do Tocantins é muito importante e vai ajudar a aumentar suas vendas.
“Essa é a oportunidade de incrementar as vendas e também confraternizar com os familiares no final do ano com um dinheirinho a mais no bolso, né? Isso aqui é o nosso décimo terceiro”, reforçou.
Natal Solidário
Além do lazer e de estimular o turismo durante as festividades de fim de ano, a ação também tem como foco instigar a generosidade, transformando a vida de quem mais precisa, com a campanha Natal Solidário, promovida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps), sob a liderança da primeira-dama Karynne Sotero.
A campanha visa a arrecadação de alimentos, inclusão social e cuidado com idosos.
Durante a programação oficial do Natal de Luz, pontos de coleta estão disponíveis nas secretarias estaduais e no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, para receber doações de alimentos de servidores públicos e do público em geral.
A arrecadação será destinada ao projeto Tocantins alimenta quem precisa, que atende famílias em situação de vulnerabilidade.
O objetivo é auxiliar as instituições voltadas para ações sociais, além de fortalecer o espírito natalino.
Programação artística
Nesta sexta-feira, 20, a programação terá sequência com Viva Música; Coral Indígena de Tocantínia; Orquestra de Paraíso do Tocantins; Coral do Hospital Geral de Palmas (HGP); e Beatriz.