A Casacor Tocantins 2024 abriu suas portas, trazendo o tema “De presente… o agora”. O evento, que se estende até 05 de outubro, está sendo realizado no Five Senses Resort, patrocinador oficial da mostra. O resort, localizado na orla de Luzimangues e em fase final vai integrar duas áreas gastronômicos à Casacor: o gastrobar, Casabarco, por Cristóvão Bisneto e o restaurante Arcos, assinado pelos arquitetos Cássia Veras e Bruno Luiz.
Os dois espaços funcionarão de terça a sábado das 16h às 22h e domingo das 12h às 20h durante a Casacor 2024. Porém, após o fim do evento em outubro, permanecem abertos ao público até a inauguração definitiva do Five Senses.
Com um menu elaborado pelo chef Expedito Melo, formado pela Le Cordon Bleu no Peru, uma das escolas de gastronomia mais prestigiadas do mundo, o restaurante Arcos oferece uma fusão entre a culinária tradicional do Tocantins e ingredientes contemporâneos. A proposta é reinterpretar clássicos como risotos, massas, peixes e carnes, incorporando elementos típicos da cozinha tocantinense, como a carne de sol e o pirarucu, proporcionando uma experiência gastronômica que une tradição e sofisticação.
Os elementos arquitetônicos que dão nome ao restaurante estão presentes no ambiente e são inspirados na rica história e cultura do Tocantins, remetendo às ruínas da Igreja do Rosário dos Pretos em Natividade e ao Palácio Araguaia, onde suas formas fazem parte essencial da iconografia local.
“A inspiração para os preparos dos pratos foi a junção de técnicas usadas na gastronomia moderna com a maravilhosa comida tocantinense, como usar preparos icônicos da cultura como o chambari, a carne de sol, paçoca de carne de sol e o peixe pirarucu. A carne sol, por exemplo, será incorporada em alguns preparos como o dadinho de tapioca com carne de sol desfiada, risoto de 4 queijos com o chambari/ossobuco e o pirarucu em crosta de castanha com purê de cará”, explicou.
Posicionado próximo à piscina de borda infinita, o Casabarco é um gastrobar que oferece um cardápio inspirado no clima praiano, com petiscos, chopp, coquetéis e hambúrgueres. O espaço combina arquitetura, cultura regional e influências das festas religiosas do século XVIII, criando um ambiente único de lazer e convivência.
Durante o evento, uma das novidades é que os espaços gastronômicos contarão com atrações musicais, incluindo shows e DJs nos fins de semana. “Nossa ideia é que a mostra e o Five Senses possam ser aproveitados também aos sábados e domingos. Por isso, planejamos trazer música ao vivo com voz e violão para um sunset, além de uma discotecagem ao pôr do sol. Aos domingos, o Arcos abrirá também ao meio-dia para oferecer uma nova opção de almoço com um cardápio especial para os palmenses,” destaca Enrico Meloni.
Segundo Jimmy Reile, empresário responsável pelo Five Senses Resort, a expectativa para a Casacor Tocantins 2024 é alta. Durante a mostra, o resort apresentará, além dos restaurantes, outros espaços que também farão parte das instalações permanentes, como o espaço kids e o hall de entrada. Esses ambientes oferecerão aos visitantes uma prévia das experiências que o Five Senses proporcionará quando estiver totalmente concluído.
“A CASACOR é uma oportunidade para mostrar o que estamos preparando no resort. Esses restaurantes, que começam a operar durante a mostra, serão uma prévia do que o empreendimento oferecerá aos futuros hóspedes e visitantes. Estamos criando um ambiente onde a natureza e a gastronomia regional se encontram. Nossa intenção também é que esses espaços possam abrigar eventos externos, corporativos, em um local que tem uma estrutura de qualidade, uma vista maravilhosa e um cardápio sensacional” afirma Jimmy.
A CASACOR Tocantins 2024, que já faz parte do calendário oficial de eventos do estado, vai ocupar uma área de 5.000m² e contará com 38 ambientes, incluindo áreas de paisagismo, arquitetura, design de interiores e arte.
Além da experiência gastronômica, que fica por conta do Five Senses, a Casacor Tocantins deste ano dialoga com questões ambientais globais e a riqueza cultural brasileira, abordando temas como sustentabilidade, tradições afro-indígenas e o legado para as futuras gerações. A mostra também vai oferecer uma programação especial com parcerias, rodas de conversa e outras atividades culturais.